Formação

O mundo precisa mais de testemunhas do que de mestres

comshalom
Foto: Luiz Eduardo Andrade
Foto: Luiz Eduardo Andrade

Os membros da Comunidade Católica Shalom em Natal se reuniram neste final de semana no encontro formativo CACV 2013, que aconteceu no auditório do colégio Auxiliadora, em Petrópolis. Nesta edição, o evento teve como tema “O Ministério Petrino e a nova primavera da igreja”, aprofundando os participantes nas palavras dos papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco para as novas comunidades.

Através de vídeo, os participantes tiveram a primeira palestra com o padre Silvio Scopel, que esclareceu no primeiro momento do que se trata o Ministério Petrino: missão confiada por Jesus a Pedro de pastorear toda a Igreja (MT16,18), assim como a todos os papas que o sucederam. E explicou que o Espírito Santo, condutor da Igreja, a renova com Dons hierárquicos e carismáticos, sendo o primeiro correspondente sua hierarquia, instituída por Cristo (LC6,12), e último o responsável pela criação de novas Ordens, Carismas e Comunidades da Igreja. Sendo ambos, portanto, obra do espírito criativo de Deus.

A Co-fundadora da comunidade, Emmir Nogueira, o pregador Carmadélio Sousa e o fundador Moysés Azevedo foram os responsáveis por tratar da nova primavera da igreja, o que seria a renovação carismática, nas palavras dos últimos três sumo pontífices da Igreja Católica. Para isso, foram estudados os discurso do papa João Paulo II aos participantes do Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais, a homilia do papa Bento XVI no encontro com os movimentos eclesiais e as novas comunidades. Além destes documentos, uma entrevista com o papa Francisco na vigília de Pentecostes com os movimentos eclesiais também serviu de conteúdo estudado.

Como fruto das pregações, renovamos a nossa identidade na igreja ao constatar que as novas comunidades são obras do espírito santo de Deus e que cada Carisma tem a sua própria contribuição para com ela (igreja), por isso, precisamos ainda estar em plena união com seu corpo eclesial. E que a nossa principal missão é a Nova Evangelização, e para isso, precisamos colocar Jesus no centro, ser fieis na oração, e principalmente, fortes no testemunho, pois nas palavras dos últimos três sumo pontífices: o mundo hoje precisa mais de testemunhas do que de mestres.

Por Larissa Moura

Galeria de fotos: https://comshalom.org/galleries/domingo-cacv-natal/

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *