Institucional

“Não há diferença entre drogas leves e pesadas. A maconha é uma porta de entrada”

comshalom

vida3“Não há diferença entre drogas leves e pesadas. A maconha é uma porta de entrada”. Presidente emérito da Pontifícia Academia para a Vida reitera o “não” à liberalização das chamadas “drogas leves”

O cardeal Elio Sgreccia, presidente emérito da Pontifícia Academia para a Vida, reitera a sua rejeição a qualquer projeto legislativo que liberalize o cultivo e o consumo da maconha.

“Pelo que eu pude estudar sobre as dependências químicas e sobre a dinâmica e os fatores que podem ajudar os jovens a sair das drogas, eu considero que tanto o cultivo quanto a liberalização das drogas consideradas ‘leves’ são fatores negativos. Conseguiu-se algum sucesso nos lugares que adotaram posições rígidas, não no sentido punitivo, mas no sentido de afastar as pessoas das drogas”.

É necessário, para o cardeal, “eliminar a diferenciação entre drogas leves e pesadas​​, que não tem nenhum fundamento psicodinâmico, porque se passa facilmente do leve para o pesado e a cannabis é a porta de entrada. Além disso, temos que acabar com o mito do ‘uso terapêutico’ da cannabis: não se cura a droga com droga”, afirmou Sgreccia, recordando as palavras do beato João Paulo II. “Uma substância tóxica, como substitutivo, não tem o mesmo papel de uma terapia”, acrescentou.

A ideia da liberalização das drogas “leves” também “contraria a experiência de outros países em que os supostos bons resultados da liberalização foram desmentidos pelos fatos e pelos estudos de especialistas, que sabem que o grupo mais frágil é o dos adolescentes”. Os jovens, diz o cardeal, “vão ser facilmente arrastados para dentro do saco do consumismo”.

Fonte: ZENIT


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *