Formação

Não pecar mais

comshalom

O tempo do Quaresma nos convida a refletir no silêncio de nossa consciência. As leituras da Palavra de Deus nesses dias nos predispõem a ouvir a fim de conferir nosso agir. A novidade é a libertação. Deus quer a nossa libertação de todo o mal, no plano do espírito.

Começamos com um oráculo de libertação anunciado pelo profeta Isaias 43,19-21, ao povo de Israel, no tempo em que esteve deportado na Babilônia. Deus  já o tinha libertado uma vez quando fora escravo no Egito, e logo tornará a libertá-lo. Por isso Israel não pode fixar-se nos males do momento, mas olhar com confiança o futuro. O seu retorno à liberdade será cumprido na alegria, como o deserto que floresce.

São Paulo fala da importância de novidade trazida por Cristo, que morreu e ressuscitou para que nós também ressuscitemos com nele para uma vida nova. O apóstolo lembra uma corrida para vencer na vida cristã, como no esporte, a fim de conquistar o prêmio que Deus reserva àqueles que o tenham escutado.

A ação libertadora de Deus para o povo eleito foi militar, política, social, , naqueles séculos longínquos da escravidão do Egito e da deportação na Babilônia, mas sempre foi também libertação de caráter espiritual e moral. De fato, o Senhor pedia a seu povo a fidelidade à aliança estreita com ele, a coerência de uma vida reta como sinal de amor a Deus que salva. Libertação que comportava a vitória sobre o pecado, existência polida e digna sob a luz do sol, vida que fosse em si mesma agradecimento  e louvor a Deus.

Tudo isso ficou mais explícito em Jesus Cristo. Ele, homem novo, introduziu plenamente no mundo a novidade de vida; libertação que tem raízes profundas no coração humano,  que comporta a vitória sobre o pecado e a expansão da graça. O evangelho de hoje de João 8,1-11, nos apresenta Jesus libertador do pecado. Jesus que se põe da parte dos pecadores, e nos mostra toda a sua alegria em perdoar e reabrir caminhos novos.

O evangelho de domingo passado nos ensinava, com a parábola do filho pródigo, que Deus é misericordioso. O evangelho de hoje, com o episódio da mulher adúltera, nos apresenta a aplicação do princípio geral ao caso concreto, à vida.

A pobre pecadora, colhida em flagrante reato, segundo a lei antiga devia ser condenada à morte cruel: a lapidação. Os escribas e fariseus chegaram com pedras nas mãos. Disseram: “Moisés na lei nos ordenou lapidar mulheres como esta”. Na expressão “mulheres como esta” se vê já o desprezo de quem se julga justo, e por isso se atribui o direito de condenar os outros.

Na realidade os escribas e fariseus trazendo a pecadora a Jesus tinham uma segunda finalidade: queriam preparar uma cilada, desacretizá-lo diante da gente,  colocá-lo em dificuldades. Propõem-lhe um dilema e queriam que Jesus se pronunciasse. Acrescentam por isso: “Tu, o que dizes?”. Jesus podia aprovar ou desaprovar. Qualquer resposta que pronunciasse o faria desacreditado.

Se dissesse: é justo, é preciso lapidar esta desgraçada, não estaria da parte dos pecadores, a gente não teria mais confiança e simpatia para com ele, talvez o teria abandonado.

Se dissesse: é preciso deixar livre esta infeliz, teria exortado abertamente a violar a lei de Moisés! De todo modo, teriam encontrado um pretexto para criticá-lo e desacreditar Jesus.

Jesus se coloca fora do dilema proposto pelos escribas. Já o profeta Ezequiel (33,11) tinha dito que Deus não quer a morte do pecador, mas “que se converta e viva”. Jesus mesmo fora explícito: “Não vim para julgar, mas para salvar” (João 3,17).

Desta vez, Jesus se inclinou em terra, pôs-se a escrever com o dedo na areia. Uma pausa de reflexão. No auge da tensão, a resposta veio, cheia de piedade, de sabedoria divina. Disse: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra contra ela”. Depois voltou a escrever. O único sem pecado era ele. Um a um deixou cair as pedras e se foi, a começar pelos mais velhos até os jovens. Jesus pergunta: “Mulher, onde estão os que te acusavam? Nenhum te condenou?” “Nenhum, Senhor”. “Nem eu te condeno. Vá, e de agora em diante não peques mais”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *