Formação

Não vos conformeis com este Mundo

comshalom

Marcelo e Tarsiana
Vocacionados da Missão de Macaé/RJ

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rm 12, 2).

Certa noite de sexta-feira, vinha eu da Santa Missa e de uma bela Adoração ao Santíssimo Sacramento na minha paróquia, em Cabo Frio (nesses meses de férias a cidade fica lotada de turistas de toda parte do Brasil). Pois bem, ao sair da igreja, ia caminhando para minha casa quando me deparei com algo que me chamou a atenção. Parei na rua para ouvir de onde vinha aquela música tão alta (O funk do tigrão), e, para minha surpresa, vi que ela vinha de um trenzinho que faz passeios pela cidade e que costuma estar lotado de crianças acompanhadas dos pais e avós. Fiquei sem entender ainda mais quando personagens de desenhos animados (personagens infantis) que passeiam junto do trenzinho e que costumam fazer parte da vida dos nossos filhos através de gibis e filmes, dançavam freneticamente aquele funk.

Questionou-me também ver pais, mães e avôs diante de tudo aquilo, paralisados como num efeito hipnótico. Um passeio turístico cercado de falsos valores que através de músicas e danças apelativas e pornográficas vão sufocando a nossa consciência, impedindo-nos de discernir o certo do errado.

Ao chegar em casa, partilhei com a minha esposa esse acontecimento e fiquei pensando sobre a educação dos nossos filhos e por que muitas vezes acabávamos aceitando tudo tão tranqüilamente. Quantos batizados estavam naquele trenzinho? E nenhum deles pediu para trocar aquela música.
Eu e Tarsiana, minha esposa, temos três filhos, Melissa de 6 anos, Sávio de 2 e Saulo de 26 dias de nascido; durante a madrugada, acordei para ajudar a minha esposa a colocar o nosso pequeno Saulo para dormir; acabei perdendo o sono e assim aproveitei o silêncio da madrugada para fazer o meu estudo bíblico, Alfa e Ômega – Novo Testamento. Estava estudando a carta de Romanos e, ao me deparar com a Lectio daquele dia, fiquei entusiasmado com a meditação e a oração que Deus estava me conduzindo naquela madrugada. “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rm 12, 2).

Ali estava a resposta que Deus queria me dar. Nesse versículo, São Paulo nos dá todo o entendimento para transformar a nossa família, trabalho e comunidade e o mundo, mas tudo começa com a renovação do nosso espírito, pois, se não houver essa transformação, vamos passando pelo mundo sem questionar nada, achamos tudo legal, pois todo mundo acha assim. Só podemos sair dessa acomodação espiritual quando estudarmos e orarmos com a Palavra de Deus, quando lermos bons livros de espiritualidade que nos ensinem e nos ajudem a viver a santidade.

Experiências como a que tive, acabam mexendo com o nosso interior, abrindo a nossa mente e o nosso coração para começarmos a questionar os valores que estamos vivendo. No mundo, é preciso a cada dia nos esforçar para não termos uma falsa impressão de que está tudo bem, pois existem muitos convencidos de que Jesus é o Senhor, mas poucos convertidos ao seu Senhorio.
Shalom !!!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *