Formação

Nascer com Jesus

comshalom

Jesus_meninoConta-se que em 1223 São Francisco de Assis, depois de receber a permissão do Papa, pediu a um amigo que construísse o primeiro Presépio do qual se tem notícia, para que juntos pudessem adorar o Menino Jesus na noite de Natal. E aconteceu que naquela noite, enquanto oravam diante da manjedoura propositadamente deixada vazia, o Menino Jesus apareceu a Francisco, estendendo-lhe os bracinhos como num convite mudo.

Também Santa Teresinha de Lisieux viu o Menino Jesus numa noite de Natal, mostrando-lhe as mãozinhas chagadas, curando-lhe as feridas emocionais sofridas na infância e impelindo-a ao completo dom de si mesma. Neste Natal, quem de nós terá o privilégio de contemplar o Menino Jesus na manjedoura, experimentando concretamente as bênçãos da presença divina?

Segundo as Escrituras, pobres pastores dos arredores de Belém foram os primeiros a correr para conhecer e adorar o Menino Jesus, saindo de lá transbordantes de louvor a Deus por tudo o que viram e ouviram. Muito tempo depois o próprio Jesus iria declarar que quem não se tornar como as crianças não poderá ver o Reino de Deus, e que neste Reino, o maior será aquele que se fizer pequeno como elas. Não há outra forma de contemplar o Reino de Deus a não ser deixar que Ele mesmo nos faça nascer de novo e nos dê um coração semelhante ao das crianças.

Cada criança que nasce é um precioso dom emprestado por Deus a este mundo. Cada uma traz visíveis as marcas da absoluta pobreza do Criador, e é justamente isto que lhe dá o encanto especial que enternece a tantos. A criança é a princípio um ser totalmente receptivo a tudo que lhe cerca: tudo o que nela penetra produz consequências naquilo que através dela há de brotar por toda a vida.

Na sua pureza, as criancinhas são capazes de perceber coisas que os adultos não vêem. Certa vez o Padre Daniel-Ange, que conhece crianças de várias partes do mundo, contou-nos, em uma de suas pregações, que muitas crianças lhe relataram experiências espirituais profundas de contemplação de Jesus, de Maria, dos Anjos e dos Santos como se estivessem contando que viram e se encontraram com algum de nós.

Este mesmo Padre, pregando para nós sobre o Purgatório, fez uma bela comparação deste estado de alma após a morte com uma “sala de terapia”, na qual teriam de entrar aqueles que durante esta vida não cultivaram em si mesmos um coração de criança, humilde e aberto para receber e transmitir o amor de Deus.

As crianças às quais Jesus se refere na sua Palavra eram aquelas que o rodeavam sem a menor cerimônia, e que certamente experimentaram muitos de seus milagres, porque aprenderam com Ele a se dirigir a Deus como Pai. Infelizmente temos tido cada vez menos condições de “imitar” as crianças com as quais convivemos, porque muitas delas têm sido “jogadas” prematuramente no mundo dos adultos e perdido a humildade e a pureza de coração necessárias para se contemplar a Deus.

Muitas famílias têm sido contaminadas por uma mentalidade utilitarista, que considera inúteis os deficientes físicos, os idosos, as crianças e todos aqueles que são aparentemente frágeis, e por isto têm tratado de transformar suas crianças em “mini-adultos” que descartam o mundo que não se vê e só valorizam o mundo dos negócios, do poder, do prazer e do sucesso.

Também alguns educadores têm descartado a formação das consciências e a abertura ao transcendente, indispensáveis para a criatividade geradora de um autêntico progresso, por julgá-las qualidades incompletas ou inúteis. Até o significado espiritual da geração de uma criança tem sido trocado pela pretensão de fabricar o “homem perfeito” em laboratórios genéticos. Tal mentalidade, infelizmente presente em todos os campos das estruturas humanas, tem manifestado no mundo muitos “Herodes” e pode estar muito presente dentro de nós.

Nós mesmos podemos ser aquele que está impedindo de ir a Deus a criança que existe em nós e as crianças que existem ao redor de nós. Somente após percebermos quão ridícula é a vaidade pelas qualidades e bens que o Senhor nos emprestou e pelos atos que jamais realizaríamos sem a sua graça, estaremos prontos para nascer com Jesus e nos tornarmos crianças com Ele.

Sim, pois o mesmo menino adorado pelos pastores e pelos reis magos, foi concebido num lugarejo sem nenhum prestígio, nasceu num estábulo, viveu trinta anos no escondimento, para depois se submeter ao batismo dos homens e suportar a incompreensão, a humilhação e a morte de cruz por parte daqueles aos quais só fez o bem. O Deus do Universo, dono de todo poder, de toda riqueza e de toda glória estava escondido na criança que viria a escolher somente o amor! O que reservará para sua e para minha vida esta aparente contradição?

Preparemos nosso coração neste Natal para contemplarmos o Menino Jesus e nele encontrarmos a verdade escondida aos sábios deste mundo e revelada aos pequeninos, porque Deus resiste aos soberbos e dá Sua graça aos humildes. Lembremos que com a vinda do Salvador, a Graça da Redenção começa a se manifestar a nós. Nesta noite, a criança que um dia fomos pode ser restaurada de marcas da concepção, da gestação, da primeira infância, dos primeiros pecados, de todo orgulho e falta de fé.

Santa Teresa d’Ávila relata ter visto certa vez o Menino Jesus num momento em que menos esperava, apresentando-se a ela com os braços abertos em forma de cruz e dizendo ser o “Jesus de Teresa”. Se hoje a dor lhe parece ser a única coisa de que você dispõe para esperar Jesus, lembre-se de que na cruz Jesus nos deu Nossa Senhora por Mãe e a ela por filhos. Ali, junto de Seu Filho, ela assumiu as nossas dores a fim de nos fazer nascer dela, como seus filhos, juntos com Jesus. Tanto nas alegrias como nas dores podemos nascer de Maria e recuperarmos a infância espiritual perdida, tornando-nos crianças de coração, que contemplam incessantemente a Deus junto com os seus Anjos.

Na noite de Natal, adorando o Menino Jesus, deixemos que o Espírito Santo realize a sua obra em nós, levando-nos a perdoar e pedir perdão, a ser verdadeiramente castos, obedientes e pobres de coração, assumindo-o como único Senhor, e dizendo “não” a tudo o que tem nos afastado dele. Peçamos ao Senhor a graça de nascermos novamente com Jesus neste Natal e com Ele chamemos verdadeiramente Deus de Pai, jogando-nos em “Seus Braços”, deixando-nos amar por Ele e determinando-nos a amá-lo em toda circunstância. E, se for preciso, abramos nossos braços para deixar cair o que até hoje foram os melhores presentes, e abaixemo-nos, abaixemo-nos muito e concretamente porque Deus quer antes de tudo a verdade de um coração que se faça pequeno como o de seu Filho Jesus.

Ana Carla Bessa

Formação Agosto 2003


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.