Formação

Celebramos hoje o nascimento de um grande mensageiro da paz, João Batista

João batizava o povo, daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza. Foi o precursor de Jesus, anunciou a vinda e a salvação que o Messias traria para todos.

comshalom

O dia do nascimento de uma pessoa é muito significativo. Ao ponto que a maioria dos povos e civilizações desenvolveram formas de evidenciar de modo otimista e alegre esse acontecimento. Surgem daí, as tão conhecidas e marcantes festas de aniversário. Para quem tem fé, celebrar o dia do próprio nascimento ou do nascimento de uma outra pessoa querida, significa celebrar uma grande intervenção de Deus no mundo e na vida dos que convivem com ela. Parabenizando um aniversariante, você reconhece que ele é um dom de Deus, na sua vida e na vida dos que desfrutam dela.

São João Batista, uma grande intervenção de Deus na história da salvação

Essa introdução foi para nos ajudar a mergulhar no grande mistério da graça de Deus que inaugurou uma nova etapa na economia da salvação. O nascimento São João Batista é, sem dúvida, uma grande intervenção do Criador (Cf. Lc 1,5-25). Esse servo bendito era filho de Isabel, que era esposa de Zacarias e prima de Maria, a Mãe do Senhor, logo, era primo de Jesus. Leia com atenção a narrativa do Evangelho: “No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias. Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada” (Lc 1,5-7).

Símbolo de fecundidade, onde naturalmente só havia aridez e infertilidade

Veja que detalhes curiosos que, por si só, já revelam como o nascimento desse servo já trazia marcas de que, de fato, ele teria uma missão profética na história da salvação: seus pais eram JUSTOS AOS OLHOS DE DEUS, porém, ambos de IDADE AVANÇADA. Esse casal tão justo aos olhos de Deus, NÃO TINHA FILHOS, ISABEL ERA ESTERIL. Parecem detalhes corriqueiros, mas quando analisados com os olhos da fé, podemos mergulhar num grande mistério da providência e da misericórdia de Deus.

O Senhor fez nascer um profeta, um mensageiro da paz, alguém que prepararia o terreno para que a missão de Jesus tivesse seu início, num espaço e circunstâncias totalmente desfavoráveis. Esses detalhes do nascimento e da vida de João Batista nos fazem entender uma grande característica do poder e da personalidade Divina: o Criador consegue produzir luz onde só há trevas; vida onde só há morte; paz onde só há guerra e esperança onde só há iminência de fracassos. Enfim, fecundidade, nos terrenos mais áridos e estéreis.

Pregador eloquente, grande servo da Palavra

Esse santo servo, cujo nascimento celebramos hoje, foi um exímio servo da Palavra. Seus ouvintes ficavam tocados e questionados com seu anuncio cheio de ardor e parresia. Seu objetivo era um só: preparar os corações, para que pudessem receber Jesus, a Paz completa, o Shalom de Deus, que salvaria o mundo. Celebrar, então, o nascimento de João Batista significa também reconhecer que, em sua mensagem e ardor, não havia enganos, mas esperança de uma nova etapa na economia da salvação, que se cumpriu em plenitude por Jesus.

Que Deus nos abençoe pela intercessão desse grande profeta da Paz, para que também nós não tenhamos medo de prepararmos muitos e muitos corações para recebermos o Salvador.

São João Batista, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.