No dia da Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco fez uma homenagem histórica ao ícone mariano Salus Populi Romani, que fica na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A Rosa de Ouro, símbolo da bênção papal, foi entregue por Francisco na tarde de 8 de dezembro. Esse gesto histórico não se repetia há 400 anos.
A tradição da Rosa de Ouro remonta à Idade Média. Ao longo da História da Igreja, ela foi dada a mosteiros, santuários, soberanos e personalidades em reconhecimento ao compromisso com o bem comum e a fé. Esta não é a primeira vez que o ícone recebe a Rosa de Ouro. Em 1551, o Papa Júlio III prestou a mesma homenagem durante sua primeira Missa no altar do Presépio, que fica na basílica.
Também o Papa Paulo V doou a Rosa de Ouro em 1613 por ocasião do translado do ícone para a nova capela. Porém, a basílica não conserva nenhuma dessas Rosas de Ouro, que provavelmente se perderam com as invasões napoleônicas em 1797.
De acordo com a nota da basílica, o gesto de Francisco enfatiza a importância espiritual deste ícone para a Igreja. “O Pontífice quis dar um sinal tangível de sua devoção ao venerado ícone, fortalecendo o vínculo milenar entre a Igreja Católica e a cidade de Roma”, diz a nota.
Oração do Angelus na Solenidade da Imaculada
Também na sexta-feira, 08, o Papa Francisco voltou a rezar a oração mariana do Angelus da janela do Palácio Apostolico, após duas semanas em que, por recomendações médicas, a pronunciou na Capela da Casa Santa Marta.
Em sua meditação, o Pontífice destacou duas atitudes da Virgem Maria que lhe permitiram ter um coração totalmente livre do pecado: o maravilhamento diante da sua eleição e a fidelidade nas pequenas coisas.
“É uma atitude importante esta: saber se maravilhar diante dos dons do Senhor, nunca os considerando como óbvios, apreciar o seu valor, alegrar-se pela confiança e ternura que trazem consigo.”
A segunda atitude destacada pelo Pontífice foia fidelidade as coisas simples. “Foi por meio da fidelidade quotidiana no bem que Nossa Senhora permitiu ao dom de Deus crescer nela; foi assim que ela se preparou para responder ao Senhor, para dizer “sim” a Ele com toda a sua vida”.
O #EvangelhodeHoje apresenta-nos duas atitudes de Maria que nos ajudam a compreender como ela preservou o dom único que recebeu, o de um coração totalmente livre do pecado: o estupor pelas obras de Deus e a fidelidade nas coisas simples. #ImaculadaConceição
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) December 8, 2023
Catequese sobre o zelo apostólico
Ver essa foto no Instagram
>> Leia aqui a catequese na íntegra
Última reunião do Conselho de Cardeais
Outro destaque da Semana do Papa foi a última reunião do Conselho de Cardeais de 2023. Realizada nos dias 4 e 5 de dezembro na Casa Santa Marta, no Vaticano, a reunião contou com a presença do Papa, de todos os cardeais e do secretário do Conselho. Como o próprio Santo Padre havia anunciado, o tema principal foi o “papel das mulheres na Igreja”.
O Conselho também discutiu outros temas como o trabalho do Cop28, o flagelo dos abusos contra menores e o Sínodo de outubro passado. A próxima sessão será realizada em fevereiro de 2024.