Formação

Novo ano com esperança

comshalom

As Irmãs de Notre Dame estão realizando em Canoas uma Conferência Internacional sobre a Educação sob o lema: “Vai, envolve o mundo com esperança”. Não seria este um lema oportuno para iniciarmos o ano da graça da 2007?

Tenho diante dos olhos um fato recente: um time de futebol, que ao meu redor se dizia “mais fraco, menos time”, tinha uma torcida carregada de esperança. Não é que este venceu e se consagrou campeão mundial?!

A esperança dos cristãos tem um fundamento mais sólido: o poder e a fidelidade de Deus. Aliás, diz-se que a esperança é a virtude típica do cristão.

Quando vejo pessoas amargas, com fel no coração e maledicência nos lábios, pergunto sobre a fé e o amor. Um coração que aposta em Deus e se guia pelo amor irradia certa alegria, um pouco de complacência para com a humanidade fragilizada e consigo mesmo.

O apóstolo Paulo, olhando para o futuro sob o prisma da salvação, diz que devemos usar “o capacete da esperança”. Os motoqueiros sabem do papel do capacete. Pois assim é a esperança para o cristão.

Quem se baseia somente nas próprias forças facilmente cai na desesperança. Até aprendemos que o desespero é pecado contra o primeiro mandamento: não amo a Deus, não aposto nele. Deus é inútil, faço-o sumir de minha vida!

Daí já estou perto da presunção: posso tudo sozinho, construo meu futuro, mesmo após a morte, sem a graça, sem a luz do Alto. É como um marinheiro sem bússola! Fica ao sabor das ondas, à deriva! O apóstolo Paulo lembra: “Temos essa confiança em Deus graças a Cristo. Não é que por nossa parte sejamos capazes de atribuir a nós alguma coisa, mas nossa capacidade vem de Deus”. E acrescenta: “Animados com essa esperança, agimos com toda a ousadias” (2 Cor 3, 4).

Só falta lembrar que a esperança dos cristãos é solidária: não termina no meu pequeno mundo. Pois em Cristo somos um povo, um só corpo, uma grande família. Também Cristo morreu por todos. Na dor e nas dificuldades nosso lugar é ao pé da cruz, para completar o que falta à paixão de Jesus Cristo, para a salvação da humanidade.

Quem sabe, em 2007, “vai e envolve o mundo com esperança”.

Dom Sinésio Bohn

Bispo de Santa cruz do Sul


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *