Formação

O amor ao próximo

comshalom

INTRODUÇÃO:

Sendo a caridade a virtude mais excelente, entende-se que na última Ceia disse Jesus aos Apóstolos: “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amais uns aos outros” (João 13,34-35). O mandamento novo assinala a medida com a qual devemos aos demais: assim como Cristo nos amou. Os mandamentos da lei de Deus resumem-se em dois: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. O amor, portanto, é a perfeição da Lei.

Assim, concluímos que a caridade é a virtude mais importante do cristão, enquanto peregrinamos nesta terra, e será também a nossa ocupação no céu, onde não existirá mais a fé – já que veremos Deus face a face – , nem existirá também a esperança, porque teremos chegado à meta. Somente a caridade permanecerá.

Vejamos em que consiste esta virtude, que resume e coroa toda a vida sobrenatural.

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. A caridade, virtude sobrenatural

Como já vimos, a caridade é uma das três virtudes teologais, infundida por Deus na vontade, com a qual

amamos a Deus sobre todas as coisas – por quem Ele é – e a nós e ao próximo por amor a Deus. Por esta virtude que o Espírito Santo infunde, e porque nos capacita para amar a Deus tal qual é, é um dom sobrenatural. Com a mesma caridade com que amaremos eternamente no céu, amamos já na terra.

A caridade pode debilitar-se em conseqüência dos pecados veniais, e perde-se quando se comete um pecado mortal. Para recupera-la, é necessário aproximar-se da confissão sacramental, com as disposições exigidas. Se fazemos atos de amor a Deus e amamos com obras o próximo, esta virtude crescerá em nós.

2. O amor de Deus sobre todas as coisas

A primeira obrigação que o ser humano tem – a maior de todas – é amar a Deus “com todo o teu coração,

com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças” (Marcos 12,30); quer dizer, temos de amar a Deus sobre todas as coisas. Ele nos criou, é infinitamente digno de ser amado e nos amou antes.

E quando podemos dizer que amamos a Deus sobre todas as coisas? Quando cumprimos os mandamentos, dispostos a perder tudo antes de que nos afastemos de Deus por um só pecado.

3. O amor a nós mesmos

Dentro da virtude da caridade está presente também o amor a si mesmo; mas é evidente que deve ser um

amor ordenado, buscando os verdadeiros bens da alma e do corpo em relação à vida eterna. Se alguma vez desejássemos algo que nos afaste de Deus, nós não estaríamos amando-nos de verdade, por nos afastarmos de nosso fim real que é o único que nos pode fazer felizes.

4. O amor ao próximo

Um cristão não pode dizer que ama a Deus, se não ama a seu próximo. Como adverte São João, “se alguém diz

que ama a Deus e odeia a seu irmão, é um mentiroso, porque quem não ama a seu irmão a quem vê, como poderia amar a Deus a quem não vê?” (1 João 4,20). As razões nas quais se funda a fraternidade cristã são claras: todos somos filhos do mesmo Pai celestial e, em conseqüência, irmãos; fomos redimidos com o sangue de Jesus Cristo e estamos destinados ao céu. Cristo mesmo se identifica com o próximo para urgir nosso amor: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes” (Mateus 25,40).

Por isso temos de querer aos demais por amor a Deus. A pura simpatia, a admiração ou o altruísmo, não são a caridade que Cristo nos pede.

5. O mandamento de Cristo abarca a todos

O Senhor nos deixou em testamento o amor: “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros,

assim como Eu vos amei. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos” (João 13,34-35). Ele nos deu o exemplo com sua vida, e nos ensinou a querer aos demais sendo amáveis na convivência, compreendendo, desculpando e perdoando.

A caridade para com o próximo pressupõe respeitar seus direitos de justiça, mas exige também praticar as obras de misericórdia, ajudando-os em suas necessidades espirituais e materiais. Já não podemos excluir a ninguém, nem sequer aos inimigos: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos amaldiçoam e rezai pelos que vos caluniam” (Lucas 6,27-28).

6. As obras de misericórdia

Para ensinar de maneira gráfica como viver a caridade, Jesus Cristo propôs a parábola do bom samaritano (Lucas

10,30-37). Na realidade Ele é o bom samaritano, que curou nossas feridas com seu infinito amor misericordioso. Quando praticamos as obras de misericórdia – as sete corporais e as sete espirituais – vamos nos identificando com o coração de Cristo, de quem aprendemos a dar de comer ao faminto, a ensinar a quem não sabe, a dar bom conselho, a corrigir, a perdoar, a consolar, a sofrer com paciência, a rogar a Deus por todos etc..

7. Caridade ordenada

A caridade exige amar primeiro a Deus e depois aos outros. Existe uma hierarquia no amor a Deus e ao

próximo. Dentro do amor ao próximo, temos a obrigação de querer mais àqueles que estão mais próximos de nós: os pais, irmãos, o sacerdote, professores, amigos; vem logo depois os necessitados de ajuda espiritual e material. No amor a nós mesmos está, antes de tudo, a nossa necessidade espiritual, antes mesmo da necessidade material dos outros.

8. PROPÓSITOS DE VIDA CRISTÃ:

· Aprender as Obras de Misericórdia espirituais e corporais:

1. Espirituais:

– Ensinar aquele que não sabe

– Dar bom conselho a quem o necessitar

– Corrigir aquele que erra

– Perdoar as ofensas recebidas

– Consolar os tristes

– Sofrer com paciência os defeitos alheios

– Rogar a Deus pelos vivos e defuntos

2. Materiais:

– Visitar e cuidar dos enfermos

– Dar de comer a quem tem fome

– Dar de beber a quem tem sede

– Dar pousada ao peregrino

– Vestir ao nu

– Redimir o cativo

– Enterrar os mortos

· Acostumar-se a agir sinceramente por amor a Deus, porque o que assim se fizer – grande ou pequeno – adquire um mérito sobrenatural.

Comprovar o amor a Deus, observando se ajudamos aos demais com obras de verdade.

Autor: Jayme Pujoll e Jesus Sanches Biela

Fonte: Livro “Curso de Catequesis” do Editorial Palavra, España

Tradução: Pe. Antônio Carlos Rossi Keller


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.