Formação

O ateísmo de Saramago

comshalom

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

Foitriste ler as declarações do escritor português, José Saramago, sobre acondição humana e sobre Deus. Ele afirmou que a humanidade não merece odom da vida. Os animais, guiados pelo instinto, são melhores que o serhumano dotado de razão. Suas afirmações, como ele mesmo confessa,exprimem uma raiva incontida. Deus não passa de uma criação da mentehumana para enganar-se sobre sua triste condição. A resposta deSaramago a questões tão pungentes foi desde moço a adesão ao comunismo.Embora o comunismo tenha-se revelado incapaz de solucionar o dramahumano, Saramago continua carregando consigo essa fé, uma fé com asmarcas de seu pessimismo.

OConcílio Vat. II, na Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo dehoje, Gaudium et Spes, ao analisar as várias formas de ateísmo – umfenômeno complexo – afirma: “o ateísmo se origina não raramente ou deum protesto violento contra o mal no mundo, ou do caráter do próprioabsoluto que se atribui indevidamente a alguns bens humanos de tal modoque sejam considerados como Deus”(n. 19). Saramago tem raiva do mundocom suas mazelas e injustiças, por isso não pode crer em Deus. Essaraiva, ele a projeta, especialmente na Igreja.

Éverdade que o ateísmo é possível. Deus não é uma evidência. É sempre umDeus escondido. É de Pascal a afirmação: “Deus suficientemente reveladonas Escrituras para aqueles que o buscam de todo o coração e Deussuficientemente oculto nas Escrituras para aqueles que não o buscam detodo o coração”. Lembro-me da pergunta dirigida a Deus pelo Papa BentoXVI quando de sua visita ao campo de concentração nazista em Auschwitz:“onde estavas, Senhor?” Os místicos como , por ex., Madre Tereza deCalcutá, experimentaram esta ausência de Deus.

ODeus amado se esconde, uma dolorosa noite envolve o espírito domístico. Mas a certeza da fé e a profundidade do amor não morrem.Tereza de Calcutá, vivendo por longos anos a experiência dessa noiteescura, aceita-a e quer vivê-la em comunhão com os ateus de nosso tempoque sofrem, sem esperança e sem fé, essa ausência de Deus. Tereza chegaa afirmar que houve momentos em que ela esteve à beira do abismo. A fésustenta os místicos e estes se tornam sempre mais solidários dahumanidade que sofre. Vivendo a dor da ausência de Deus, Tereza afirmoualgo mais ou menos assim: “estou disposta a esperar por uma eternidade”a manifestação daquele que tanto amo. Enquanto Ele não vem, Tereza sededica aos mais infelizes dos seres humanos. Recolhe moribundos nasruas e diz aos que a questionam sobre a ineficácia desse procedimentoque não ataca as causas da miséria: “eles morrerão sabendo que foramamados”.

Otempo do Advento é tempo oportuno para buscar Deus. Ele veio. Ele vem.Ele virá. Ofereço ao leitor trechos da reflexão de Santo Anselmo sobrea procura de Deus. Assim : “Vamos, coragem, pobre homem, foge um poucode tuas ocupações. Esconde-te um instante do tumulto de teuspensamentos. Põe de parte os cuidados que te absorvem e livra-te daspreocupações que te afligem. Dá um pouco de tempo a Deus e repousan’Ele. Entra no íntimo de tua alma, afasta tudo de ti, exceto Deus ou oque possa ajudar-te a procurá-lo. Agora fala, meu coração, abre-te ediz a Deus: busco a vossa face; é vossa face que eu procuro”.

Conscientede que o ser humano não pode por si mesmo encontrar Deus, mesmo sabendode sua existência, Santo Anselmo continua: “E vós, Senhor até quando?Até quando, Senhor, nos esquecereis, até quando nos ocultareis vossaface? Quando nos olhareis e nos ouvireis? Quando iluminareis nossoolhos e nos mostrareis vossa face? Quando voltareis a nós?  Olhai-nos,Senhor, ouvi-nos, mostrai-vos a nós. Dai-nos novamente a vossa presençapara sermos felizes, pois sem vós somos tão infelizes! Tende piedadedos rudes esforços que fazemos para alcançar-vos, nós que nada podemossem vós. Ensinai-me a vos procurar e mostrai-vos quando vos procuro;pois não posso procurar-vos se não me ensinais e nem encontrar-vos senão vos mostrais.

Quedesejando, eu vos procure;  procurando, vos deseje; amando-vos, vosencontre e encontrando, vos ame”. Se procurares a Deus de todo ocoração, uma estrela aparecerá no firmamento de tua alma, e teconduzirá a uma criança onde Deus está suficientemente revelado paraaqueles que o procuram de todo o coração. Advento é tempo de buscar.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *