Institucional

O casal na Comunidade de Vida Shalom

comshalom

SolangeEu me chamo Solange, sou membro com promessas na Comunidade de Vida da Comunidade Católica Shalom, casada com Niltinho, também consagrado da Comunidade de Vida. Aqui deixo uma breve partilha! A Comunidade de Vida é o núcleo central da Vocação Shalom. Moysés Azevedo, nosso fundador, costuma definir a Comunidade de Vida como o coração do Carisma, que vai fazendo com que a vitalidade pulse no corpo. A Comunidade de Aliança são as artérias, por onde passa a vida, o sangue, que se espalha por todo corpo. Então, uma não tem como existir sem a outra. O coração precisa das artérias, e as artérias precisam do coração!

Como casal na Comunidade de Vida, nós vivemos tudo o que os outros nossos irmãos vivem, nós somos irmãos entre os irmãos. Rezamos as laudes na Liturgia das Horas, acordamos no mesmo horário que é orientado pela comunidade, fazemos a refeições juntos. Porém, algumas refeições fazemos em casa, como família. O casal da Comunidade de Vida tem sua casa, normalmente próxima à casa comunitária para favorecer a vivência comunitária (refeição, oração, convivências, ‘koinonias’).

Temos o dia em que rezamos como família, esse momento se chama “Beraká”, e como família também nos reunimos para conviver, momento que se chama “Ágape”. O dia de folga e as férias pessoais tiramos juntos, como casal. Em épocas de transferências, a Comunidade também discerne para onde vamos, e vamos como família.

O sentido do matrimônio em nossa vocação é a missão. Nós não nos casamos para ficar em casa, com nossos filhos, nas nossas coisas! Tudo o que vamos vivendo, a oferta da nossa vida, é em vista da missão. Os filhos já vão vivendo essa oferta, os pais já vão ensinando a riqueza da vocação. E nós também ofertamos a nossa vida como família em vista da missão.

 

Solange Lima


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, sou casada a dois anos, mas já temos 4 filhos e hj estamos em discernimento para uma comunidade de vida. São muitas perguntas e muita oração, e nós somos o primeiro casal a buscar essa consagração. Vcs podem nos ajudar com algumas orientações ou pontos que não podem faltar nesse momento?