Muitas coisas foram preditas pelos profetas sobre o mistérioda Páscoa, que é Cristo, a quem seja dada a glória pelos séculos dos séculos.Amém (Gl 1,5). Ele desceu dos céus à terra para curar a enfermidade do homem;revestiu-se da nossa natureza no seio da Virgem e se fez homem; tomou sobre sios sofrimentos do homem enfermo num corpo sujeito ao sofrimento, e destruiu aspaixões da carne; seu espírito, que não pode morrer, matou a morte homicida.
Foi levado como cordeiro e morto como ovelha; libertou-nos dasseduções do mundo, como outrora tirou os israelitas do Egito; salvou-nos daescravidão do demônio, como outrora fez sair Israel das mãos do faraó; marcounossas almas com o sinal do seu Espírito e os nossos corpos com seu sangue.
Foi ele que venceu a morte e confundiu o demônio, comooutrora Moisés ao faraó. Foi ele que destruiu a iniquidade e condenou ainjustiça à esterilidade, como Moisés ao Egito.
Foi ele que nos fez passar da escravidão para a liberdade,das trevas para a luz, da morte para a vida, da tirania para o reino semfim, e fez de nós um sacerdócio novo, um povo eleito para sempre. Ele é aPáscoa da nossa salvação.
Foi ele que tomou sobre si os sofrimentos de muitos: foimorto em Abel; amarrado de pés e mãos em Isaac; exilado de sua terra em Jacó;vendido em José; exposto em Moisés; sacrificado no cordeiro pascal; perseguidoem Davi e ultrajado nos profetas.
Foi ele que se encarnou no seio da Virgem, foi suspenso nacruz, sepultado na terra e, ressuscitado dos mortos, subiu ao mais alto doscéus.
Foi ele o cordeiro que não abriu a boca, o cordeiro imolado,nascido de Maria, a bela ovelhinha; retirado do rebanho, foi levado aomatadouro, imolado à tarde e sepultado à noite; ao ser crucificado, não lhequebraram osso algum, e ao ser sepultado, não experimentou a corrupção; masressuscitado dos mortos, ressuscitou também a humanidade das profundezas dosepulcro.