Formação

O Fogo da Sarça

comshalom

Omais antigo método recomendado pela Igreja para uma leitura orante da Palavra éo da Lectio Divina, que consiste em quatro passos: leitura, meditação, oração econtemplação. “Procurai pela leitura, e encontrareis meditando; batei orando, evos será aberto pela contemplação” (cf. Guigo, o Cartuxo – Catecismo 2654).Caso ainda tenha dúvidas acerca deste método, procure em artigos anteriores ouem outros livros.

Hoje vamos tomar uma passagemconhecida do Antigo Testamento que narra o encontro de Moisés com Deus na sarçaardente. Leia com atenção, à meia voz, Ex 3,1-6.

Então, pegou sua Bíblia e leu o trechoou está continuando esta leitura “porque já sei como foi que Moisés ficouimpressionado porque a sarça não se consumia…”? Você se lembra mesmo de todaa passagem? Sabe exatamente a sequência e os detalhes deste encontro decisivona vida de Moisés e do povo hebreu que mudou profundamente a história dasalvação? Vamos lá, coragem, abra sua Bíblia e leia e releia com calma o trechoindicado.

Um primeiro ponto que o texto diz éque Moisés fazia uma tarefa comum do seu dia a dia quando Deus lhe apareceu.Ele havia fugido do Egito, casara e apascentava o rebanho do sogro quando teveum encontro que o transformou. Será que Deus também não deseja lhe falar na suarotina? Quantas libertações o Senhor quer realizar em nós e no seu povo atravésde nós…

O que atraiu Moisés foi o fato do fogoarder sem consumir a sarça. O que significa este fogo ardente para você? Vocêse lembra da passagem dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35)? Quando Jesuslhes falava, seus corações ardiam. Também no Evangelho de São Lucas, Jesus falaque veio trazer fogo à terra e como desejava que já estivesse aceso! (cf. Lc12,29). De fato, o Espírito Santo desceu como línguas de fogo que se repartiramsobre os apóstolos reunidos no dia de Pentecostes (cf. At 2,3). Este mesmo fogodo Espírito, que arde sem se consumir, o Senhor deseja acender em seu coraçãohoje.

“Moisés,Moisés”, chamou Deusdo meio da sarça e ele respondeu: “Eis-meaqui” (cf. Ex 3,4). Escute o Senhor também chamando você pelo seu nome.Qual a sua resposta?

“Nãote aproximes daqui. Tira as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é umaterra santa.” Tiraras sandálias é despojar-se… Precisamos nos desapegar de muitas coisas paraaproximarmo-nos do Senhor. Pergunte a Ele o que você precisa tirar de sua vidahoje. Não tenha medo de “perder”, pois na verdade é perder para ganhar muitomais; é tirar algo para deixar espaço para Deus.

“Eusou o Deus de teus pais…”Não estamos sós. O Senhor conhece nossos pais, nossa família. Apresente aoSenhor as suas preocupações em relação aos seus pais, esposa(o), filhos(as).

“EntãoMoisés cobriu o rosto, porque temia olhar para Deus.” Numa reação natural, Moisés cobre orosto, mas o Senhor continua com o seu olhar sobre ele. Moisés tem consciência deque Deus está ali, embora ele não tenha coragem para levantar seus olhos paraEle. Por que temer a Deus? A caminhada de relacionamento entre Moisés e Deusestava apenas começando. Tempos depois, Moisés pedirá para ver a face de Deus(cf. Ex 33,18-23) e o Senhor dirá que não é possível ao homem vê-lo e continuarvivendo, e se revelará “pelas costas”quando Moisés estiver na fenda da Rocha. No NT, o apostolo João vaitestemunhar: “… o que ouvimos, o quevimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam doVerbo da Vida…” (cf. 1Jo 1,1) E você, tem medo de Deus ou tem desejo dever a Deus?

Oração

Se você se sentiu tocado pelo fogo,ore para que ele arda em seu coração… Se, pelo contrário, você se sente frioe indiferente a esta Palavra, suplique ao Espírito Santo que renove o seusacramento do Batismo (e do Crisma, caso tenha recebido). Deus deseja istoprofundamente, mas você também deseja? “Pedie recebereis. Batei e abrir-se-vos-á.” Peça, bata, insista, pois o Senhor éfiel e dará boas coisas aos que lhe pedem!

Após cada momento de oração, você podeabrir-se à contemplação dos mistérios divinos. Veja quão grande é o amor deDeus que quis se revelar! Como explicar ou entender pela lógica humana por queDeus se revelou aos homens? No entanto, Deus fez! E ainda mais! Continua a serevelar pessoalmente a cada um dos que o buscam de coração sincero. Que grandemistério a contemplar! E não contente ainda, Deus se tornou homem, sendo iguala nós em tudo, exceto no pecado, para que nos tornássemos seus filhos… Jesus,a revelação plena de Deus! Jesus, com seu coração ardente de amor que buscacorações ardentes…

Para concluir, tome o seu caderno deoração e escreva tudo o que o Senhor lhe fez nesta Lectio, os principais rhemasou graças recebidas e o que Ele lhe pediu para mudar na sua vida, e então, partilhecom outros irmãos e irmãs esta Obra de Deus.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *