O(s) fundador(es):
· É uma pessoa que teve a experiência forte de Deus e que sente a inspiração de passar essa sua experiência para os outros, comunicando-a através de sua própria vida e partilhando-a através de seus escritos, regras e estatutos;
· Conduzido pelo Espírito Santo, interpreta “a seu modo” o texto específico da Palavra de Deus, com um ou mais traços de Cristo, tornando-o visível na Igreja. Cada carisma vive Cristo por inteiro, mas é também especializado em um determinado aspecto seu.
· São homens de profecia. São profetas porque anunciam com sua vida suas inspirações, uma profecia de Deus para a Igreja de seu tempo.
· Ele recebe uma graça única do Espírito Santo.
· Sua inspiração vem da sua experiência de Deus. É algo que o “domina” e que ele é arrastado irresistivelmente. Ele não se contém! Embora de maneira misteriosa é sua liberdade que é tocada pela graça.
· Ele recebe também a capacidade de comunicar aos outros a sua inspiração.
· Ele é portador de algo maior do que ele!
· Deve pregar; por para fora o que sente para comunicar o carisma. Deve escrever, falar, comunicar a graça a seus filhos espirituais.
Junto ao fundador ficam aqueles que sentiram a vibração da mesma inspiração e vão formando a comunidade.
Existem fundadores e co-fundadores. Estes auxiliam o fundador a perceber aspectos da vocação fundante, mas só ao fundador cabe a delimitação do carisma.
O carisma de fundador não se pode transmitir aos demais; a graça de fundação, sim!