Formação

O peso de ser eu mesmo

comshalom

Padre Zezinho, SCJ

Do livro “ Um Entre Bilhões”

Posso ser pequeno e quase insignificante, mas não souinsignificante. Tenho meu peso. Eu significo, até mesmo quando nãopareço pesar. E sou tanto mais significante quando mais aumento minhacapacidade de resposta. Todo grão de areia tem seu peso. Eu, que sou umentre bilhões de humanos tenho o meu peso, você tem o seu, cada um denós tem seu pondus. Por isso quando respondo e pondero, mostro meupeso. Quando uso de minha capacidade de ponderar e respondo começo afazer a diferença. Deixo de ser número para ser agente de transformação.

Comparado ao peso da Terra, o grão de areia não é muito, mas ele éponderável, pode ser pesado e junto a outros grãos pode mudar o fiel dabalança. Até o Criador, ao nos criar, dotou-nos da capacidade deponderar, responder, dizer sim ou dizer não. Não flutuamos no existir.Não somos seres etéreos. Temos nosso peso no chão em que pisamos, chãodo qual fazemos parte.

Por isso, educar é ensinar a ponderar, a ter consciência do nossopeso, a suportar os nossos pesos, a responder e a corresponder.Família, escola, igrejas que não ensinam a ponderar falham na missão.Quem cria filhos, alunos ou crentes instintivos que deixam para osoutros, principalmente para Deus a tarefa de ponderar, cria tiranos,fanáticos ou dependentes. Por isso diz Lucas que Maria ponderava…Elaborava o que via e guardava no coração. Era mulher de peso.Respondeu. Guardou a Palavra e a pôs em prática. Não é sem razão que oscatólicos acentuam o “sim” de Maria. Jesus a elogiou por isso. Não foipor seus seios e por seu ventre. Foi por sua ponderação e capacidade deresponder. Ela sabia do seu peso e do seu lugar na História do Cristo.É o que se lê no Canto de Maria.

Mas Maria guardava todas estas coisas, ponderando-as em seu coração. (Lucas 2,19)

E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre amultidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que tetrouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventuradosos que ouvem a palavra de Deus e a guardam. ( Lc 11,27-28)

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica,assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre arocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, ecombateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre arocha. (Mateus 7, 24-25)

Eis aqui a serva do Senhor. Aconteça em mim o que diz a tua mensagem. ( cf Lc 1,38)

Maria é modelo para um católico que se sente um entre bilhões. Ocanto a ela atribuído, ainda que seja no seu todo muito semelhante aode Ana de Elcana, mãe de Samuel, o canto mostra como a mãe de Jesusexerceu a auto- estima, sem cair em estima excessiva de si.

46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,

47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;

48 Porque atentou para a pequenez de sua serva; pois eis que de agora em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,

49 Porque em mim fez grandes coisas o Poderoso; Seu nome é santo.

50 E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.

51 Com o seu braço agiu fortemente; dispersou os soberbos e desmascarou-os mostrando o que eles pensam.

52 Depôs os poderosos dos tronos e elevou os humildes.

53 Encheu de bens os que tinham fome, e despediu os ricos de mãos vazias.

54 Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia;

55 Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.

56 E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa. ( Lc 1,46-56)

Maria comunicou-se, entendeu o peso que lhe punham nos ombros e correspondeu!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *