Formação

O poder da Cruz de Cristo

comshalom

“De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar oevangelho – sem sabedoria de palavras, para não esvaziar a força dacruz de Cristo. A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, maspara os que são salvos, para nós, ela é a força de Deus” (1 Cor1,17.18).

A crucificação já existia antes do poderoso Império Romano. Tem a sua origem na Pérsia. No império romano, em principio era reservado as classes baixas, os escravos e os estrangeiros. Em todo domínio do Império a crucificação era praticada com grande crueldade e requinte de perversidade. Para os nobres e intelectuais romanos a crucificação era consideradauma punição terrível, escandalosa e bárbara, da qual se devia evitaraté ouvir e falar sobre ela.

Para o grande político e o maior orador romano Marco Túlio Cícero(106-43 a.C.) falou dessa punição horrorosa. Disse ele: “Era a maiscruel e revoltante penalidade, que devia ser reservada só para osescravos, e em último caso”. “A própria palavra cruz, devia não apenasficar longe do corpo de um cidadão romano, mas também de seuspensamentos, de seus olhos e seus ouvidos”, escreveu o autor dasfamosas catilinárias. Para o cidadão romano ou estrangeiro que tinha a cidadania romana, a pena capital era a decapitação pelo golpe de espada romana.

Os dois primeiros apóstolos mártires de Roma: São Pedro e São Paulo.O primeiro foi crucificado de cabeça para baixo, que também era costumee o segundo pela sua cidadania romana foi decapitado.

A MENSAGEM DA CRUZ

“Quem não procura a cruz de Cristo, não procura a glória de Cristo”. São João da Cruz , Sacerdote e Doutor da Igreja

A cruz é a expressão monumental do triunfo do glorioso cristianismoe o logotipo da santíssima fé vitoriosa. A cruz é o marco central doamor da redenção humana pela graça do bom Deus. A mensagem maispoderosa do mundo é a proclamação da cruz de Cristo. É o maiorescândalo e a maior loucura para os incrédulos.

A verdadeira pregação do evangelho é centralizada no Cristo crucificado e ressuscitado (1 Cor. 2,2; At 2,23.24).  A cruz e o símbolo mais importante e conhecido do cristianismo.Assim professamos no Credo Apostólico: “Padeceu sob Pôncio Pilatos, foicrucificado, morto e sepultado”.

De tantos crucificados numa terra pobre, miserável, conturbada,cheia de conflitos políticos e religiosos, tão distantes da capital doImpério Romano, porque um crucificado causou tanta agitação para asautoridades judaicas e romanas? A resposta foi registrada pelo apóstolo São Mateus: “O centurião eos que com ele guardavam Jesus, ao verem o terremoto e tudo mais queestava acontecendo ficaram muito amedrontados e disseram: De fato, esteera o filho de Deus!” (Mt 27,54).

De todos os crucificados na Palestina, o Filho de Deus é o maisfamoso de todos até o dia de hoje. A sua missão na cruz foi para salvara humanidade e para que, em nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu,na terra e abaixo da terra, e toda língua confesse: “Jesus Cristo é oSenhor” para a glória de Deus Pai (Fl 2,10.11).

A sua cruz foi fincada no monte do calvário na Palestina e suaressurreição para o Universo. Jesus é a personalidade mais famosa domundo, seja: na arte, na literatura, no cinema, no teatro e na internet. O Servo foi crucificado e ressuscitado como Senhor e Deus (Jo20,28). Ele foi o Cordeiro imolado e humilhado para ser Rei dos reis eSenhor dos senhores (Ap 19.16).

O SIGNIFICADO DA RESSURREIÇÃO

Mas o anjo, respondendo, disse as mulheres: “ Não tenhais medo, poiseu sei que buscai a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui,porque já ressuscitou. ( Mateus 28, 5.6) No primeiro dia da semana, algumas mulheres piedosas madrugaram parair ao sepulcro do Senhor Jesus. Buscavam o crucificado, Mas não acharamo corpo dele, encontraram um anjo que lhes deu essa magnífica notícia:“Ele não está aqui, porque já ressuscitou”. Que grande significadoestas palavras tem!

Já ressuscitou – Ele vive! Aquele que por amor a nós foi para a cruze cumpriu a obra infinitamente penosa da salvação agora está vivo. Vivopara nunca mais morrer, depois de haver ressuscitado, subiu aos céus, aesfera espiritual da qual ele cuida de nós. Temos um Senhor vivo eglorificado, a quem podemos seguir, servir e adorar e que nos ama.

Já ressuscitou – Ele venceu! Por meio da obediência de seu Filho até a morte, Deus foi glorificado.

Jesus satisfez todas as exigências do santo e justo Deus. Tudo estacumprido, por isso o Deus o ressuscitou. No Gólgata, o Cristo venceu opecado, a morte, o diabo e o mundo.

Já ressuscitou – Ele nos fez participantes da sua vitória! “Quem crêem mim, ainda que esteja morto viverá; e todo aquele que crê em mimnunca morrerá” (João 11, 25-26). Somos filhos de Deus estamos unidos aoCristo vivo. A vida dEle é nossa vida. O Deus dele é nosso Deus. O Paidele é nosso Pai. Portanto “se nós somos filhos, logo somos herdeirostambém, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que comele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” ((Romanos8,17).

A ressurreição do Senhor Jesus é parte do fundamento da fé cristã. Os Evangelhos apresentam o relato histórico desse fato. O livro de Atos dá testemunho desse acontecimento; nas Epístolas encontramos o significado e as conseqüências dela.

O significado da ressurreição de Cristo está enfatizado em Romanos4,25: “O qual nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossasalvação”. Cristo morreu na cruz em nosso lugar. Ali Deus o castigoupor nossos pecados e pelos seus também, querido leitor.

Mas, somente a partir da ressurreição sabemos que Deus aceitou osacrifício do nosso substituto. A ressurreição nos confere a plenasegurança da nossa fé e da salvação. Deus foi infinitamente glorificado pela obra de seu filho, e comodemonstração de sua aprovação o ressuscitou. Em virtude disto sabemosque o sacrifício de Cristo foi aceito. Com toda tranqüilidade podemosdescansar nessa certeza. Ele também é à base de nossa confiança em Deuse em sua Palavra. Nossa esperança no por porvir está igualmente ligadaa ressurreição, porque o Cristo ressuscitou é chamado de “as primíciasdos que dormem” (1 Coríntios 15,20).

Por assim dizer, ele é o primeiro fruto de uma colheita que abrange todos os redimidos que morreram e ainda morrerão.

Eles ressuscitarão com um corpo glorificado quando o Senhor vierpara arrebatar aos seus. Até “lá, vivamos de maneira que o agrade ehonre o bom nome que sobrevós foi invocado.” (Tiago, 2,7).

CONCLUSÃO

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo por sua morte e ressurreiçãovenceu definitivamente o pecado, o império da morte e todo o sistemadiabólico.

Pelo Senhor Jesus, pela sua Vitória, nos somos vitoriosos também:Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está a mãodireita de Deus Pai, é que intercede por nós!… Mas, em todas essascoisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou(Romanos 8,34,37).

O maior presente que o bom Deus podia ter nos dado, Ele nos deu,enviando ao mundo SEU FILHO JESUS. E, por Jesus, nós podemos chamar aesse DEUS de PAI.

“Enviou Deus aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que chama:Abra, Pai! De modo que já não és mais escravo, mas filho. E se és filhoés também herdeiro da graça de DEUS” (Gl 4,6.7).

A ressurreição de Cristo foi o maior acontecimento de transformaçãona história da humanidade Foi o único que tem todo o poder de mudar avida de milhares de pessoas que estão “mortas” pelos delitos e pecados,com suas mentes e corpos escravizados pelos vícios. A única soluçãopara estas pessoas é o arrependimento de suas ofensas contra Deus e apurificação de suas almas pelo sangue de Jesus Cristo, por meio de umaverdadeira conversão ao Cristo Redentor.

Daí viver sempre em comunhão com Cristo e na profunda experiência deseu eterno amor. Estudando sempre a Sagrada Escritura, fiel aEucaristia e na caminhada eclesial.

Ele disse: “Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 18,20).

Ele vive e reina. Ele é louvado, adorado e glorificado em nossos corações por nosso testemunho para sempre.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *