Formação

O primeiro de todos os mandamentos?

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesusrespondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o únicoSenhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda atua alma , de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundomandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamentomaior do que estes”.

Os dois grandes mandamentos resumem toda a ação doCristão nesse tempo: Amar a Deus e amar ao próximo. Sem o amor não se fala emlei e nem em obediência, muito menos em sacrifícios e vida santa. Desejar asantidade confunde-se com a própria busca do amor, pois quando encontramos oamor encontramos a santidade. E para o caminho de santidade, não podemosesquecer que essa busca do cristão em amar a Deus e ao próximo parte da própriaação de Cristo em nossas vidas e da gratidão que gera em nosso coração por tãogrande amor em nós, como bem ensina o Papa bento XVI:

“Compreende-seentão como a fé não é um fato natural, cômodo, obvio: é necessário humildadepara aceitar que se precisa que “um Outro” me liberte do “meu”, para me dargratuitamente o “seu”. Isto acontece particularmente nos sacramentos daPenitencia e da Eucaristia. Graças á ação de Cristo, nós podemos entrar najustiça “ maior”, que é aquela do amor ( cfr Rom 13,8-10), a justiça dequem se sente em todo o caso sempre mais devedor do que credor, porque recebeumais do que aquilo que poderia esperar” (BENTO XVI, Mensagem da Quaresma de2010).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *