“Depois, sabendo Jesus que tudo estava consumado, disse, para que se cumprisse a Escritura até o fim:
“Tenho sede!”. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Fixando, então, uma esponja embebida de vinagre num
ramo de hissopo, levaram-na à sua boca. Quando Jesus tomou o vinagre, disse: “Está consumado!”. E,
inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Jo 19, 28.
Com esta passagem, Carmadélio deu início à pregação desta sexta-feira santa, e perguntou ao público presente no Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza e também na transmissão do retiro online: “Mas o que é que está consumado? O que você entende que está consumado?”
O consagrado afirma que Jesus viveu a sua missão plenamente sem deixar faltar nada em seu cumprimento. E continua a reflexão:
“‘Está consumado’ significa que após a entrega de Cristo todos nós que estamos aqui, aqueles que nos acompanham pela internet, aqueles por quem oramos e intercedemos nestes dias de Semana Santa, aqueles que nós amamos, todos nós, os homens de todo o mundo, de todas as culturas, de todas as nações, podem ter acesso à salvação, porque tudo foi consumado, o véu foi rasgado, e agora nós temos acesso à salvação de Cristo Jesus!
‘Está consumado’ significa que Jesus, descendente da mulher, pisou na cabeça da serpente, e que o demônio não ter poder nenhum sobre as nossas vidas, e que nós não precisamos mais ter medo, porque Jesus é o vencedor. Ele venceu a morte! Ele venceu a dor! Ele venceu o pecado! E Ele esmagou, pela intercessão de Maria, a cabeça da serpente! ‘Está consumado’! Não precisamos ter medo de demônio. ‘Está consumado’ significa que Ele tira o pecado do mundo.”
O ‘Está consumado’ de Cristo também nos revela que nós estamos aqui porque Ele abriu as portas para os pecadores, dos quais, como diz São Paulo, nós somos os primeiros. Nós estamos aqui não é porque somos os melhores. É exatamente o contrário! Talvez porque sejamos os piores é que nós estamos aqui, que Deus na Sua infinita bondade nos atraiu, para poder refletir mais uma vez. Ele nos dá uma nova chance de um arrependimento sincero, de uma metanóia profunda, para que nós entendamos os mistérios que ora refletimos não só com a cabeça, mas com o coração, porque veja! É difícil entender com a cabeça.”
Nós contemplamos o mistério
Carmadélio ainda ajudou na compreensão do mistério da Sexta-Feira da Paixão:
“Os mistérios que nós vivemos nesses dias nós não entendemos com a cabeça, por mais que queiramos entender racionalmente. É maior do que nós! Não faz lógica para nós tudo isso. É por isso que a Igreja chama de mistério. É mistério, não porque está escondido. É mistério porque nos ultrapassa, ultrapassa o nosso entendimento. Por isso que é mistério, e por isso que há tão poucas palavras a serem ditas no dia de hoje, porque mistério não se entende, mistério se contempla! Mistério se reflete! Então, ‘Está consumado’. Jesus deu a Sua vida por cada um de nós. Geralmente ficamos tentando entender tudo isso apenas com a força da inteligência, da lógica, mas não conseguimos entender”.
Judas e o Bom Ladrão
O consagrado ainda tomou como exemplo dois personagens em evidência no mistério de Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo:
Judas conviveu com Jesus, ouviu as pregações de Jesus, dormiu com Jesus, se alimentava no mesmo lugar que
Jesus, o acompanhou por 3 anos na vida pública de Jesus, testemunhou tudo aquilo que Cristo fez. Ele era um homem que convivia de perto com Jesus Cristo. Ele foi escolhido. Diz o Evangelho que houve uma noite em que Cristo se retirou para orar, e quando desceu da oração, da montanha onde Ele estava rezando, Ele escolheu os doze. Judas estava dentre eles.
Aí nós vemos por outro lado o bom ladrão. Ele não era bom, porque se fosse bom não seria ladrão. Ele era ladrão. Ele tornou-se bom depois. E qual é a diferença de Judas para o bom ladrão? Veja! Ambos eram pecadores. Judas foi escolhido, o ladrão também foi, só que não sabia, também era escolhido. Qual foi a postura do bom ladrão diante de Jesus na cruz? Ele foi capaz de olhar para a sua própria vida e ver que ele merecia estar ali.
E concluiu:
Você quer dar uma resposta a tudo isso que estamos contemplando nessa Semana Santa, além da sua participação nos mistérios, o seu engajamento, a sua oração, seu jejum oferecido no dia de hoje, tudo isso, quer dar sentido a tudo isso? Deixe-se ser salvo por Cristo! Permita que Ele lhe salve de novo!
Participe do Retiro de Semana Santa
As inscrições para o Retiro de Semana Santa 2023 já estão abertas. Os interessados podem acessar o site oficial do evento: www.semanasantashalom.com.br. Há duas opções de inscrição: a primeira oferece ao participante acesso a toda a programação do encontro; já a segunda opção, além de oferecer acesso a toda a programação do encontro, ajuda a custear o espetáculo A Paixão de Cristo, que neste ano está de volta, após as restrições da pandemia.
CNPJ: 07.044.456/0001-00 | Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5 | Ag. 1369-2 –
Banco do Brasil | PIX: comshalom@comshalom.org