Formação

O tempo é meu?

comshalom

tempo

De quem é o seu tempo?

Já parou para pensar nisso? De quem é nosso tempo? A quem o entregamos?

Sabe a quem a gente dá nosso tempo? Adivinhe! Dou-lhe uma… duas… três! Isso aí! A gente dá nosso tempo e dá mais do nosso tempo a quem a gente… ama!

Tempo e vida são muito relacionados. Interdependentes, mesmo. Isso faz com que o tempo seja muito, muito precioso. Daí, assim como a gente entrega a vida a quem a gente ama, para ser um com ele, a gente também entrega o tempo, como um presente generoso, a quem é amado por nós.

O outro lado da moeda é que, quanto menos a gente ama – quanto mais egoísta e centralizado no próprio umbigo a gente é – mais a gente guarda ciosamente “nosso” tempo para nós. Menos generoso com o tempo a gente se torna. Temos nosso tempo de sono, de descanso, de preparação para sair, de nos divertir, de “curtir”, de estudar, de trabalhar, de mil coisas e depois, bem depois, mas bem depois, mesmo, se sobrar alguma coisa, um tempinhozinho de esmola para quem a gente não ama tanto. Tempo e amor são diretamente proporcionais. Maior amor, maior entrega de tempo. Menor amor, menor entrega de tempo.

Quem rouba nosso tempo? Aquele a quem não amamos. O que rouba nosso tempo? Aquilo que nos aborrece. O que faz o tempo render? O amor, o esquecimento de si, a entrega ao outro! O que faz o tempo passar rápido? Ora, a mesma coisa, pois em se tratando de tempo, ele rende exatamente quando voa!

Maria Emmir Oquendo Nogueira
TT @emmiroquendo
Coluna da Emmir – comshalom.org
Entrelinhas – Revista Shalom Maná


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *