“Oh Minha Mãe, muito amada,
Apesar de minha pequenez,
Como tu, possuo em mim o Todo-Poderoso
Mas eu não temo ao ver minha fraqueza,
Pois o tesouro da mãe pertence ao filho.
E eu sou tua filha, minha Mãe querida.
Tuas virtudes, teu amor me pertencem.
Desta forma, quando a Hóstia branca desce ao meu coração
Jesus, teu Doce Cordeiro, pensa em te repousar”.
Há semanas esta estrofe de um poema de Santa Teresinha nãome sai do coração. A delicadeza e humildade de sua alma a fazem ousada quase aodesatino. Com muita tranqüilidade, diz a Maria que, apesar de ser pecadora epequena, traz em si, assim como ela, o Todo-Poderoso. Audaciosa, diz que nãoteme ao ver-se tão fraca, pois Jesus é o Tesouro da Mãe e ela bem sabe que otesouro da mãe pertence a ela, que é filha.
Penso quão distantemuitas vezes nos encontramos desta Mãe de Misericórdia, Mãe Amada e zelosa pelasantidade de todos nós. A intimidade entre Santa Teresinha e ela, tão patentenesta pequena estrofe, é rica de profundos ensinamentos espirituais eteológicos que bem podem nos servir para, como a santinha carmelita,considerarmos Maria mais mãe que rainha.
Sabemos bem que pelo Batismo todos nós trazemos em nossointerior a Trindade Santa. Tornamo-nos “habitação da Santíssima Trindade”,lugar onde vivem e agem o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Cada um de nós é,portanto, um sacrário vivo da Trindade. Teresinha, porém, não utiliza o verbo“habitar” ou “trazer” como o Catecismo. A certeza do amor de Deus por ela a fazousada a ponto de comparar-se com a Mãe de Deus e dizer que, tal como ela,“possui” o Todo-Poderoso.
A posse que o homem tem de Deus, verdade tão bela quantointangível, se deve, naturalmente, à graça de Deus que se dá a nós a ponto denos deixar possuí-lO. É uma posse de entrega total de si, por amor. É este otestemunho da Palavra, do Gênese ao Apocalipse. É este o testemunho eensinamento da Igreja, este o testemunho dos místicos e mártires: o DeusTodo-Poderoso se dá constante e inteiramente a todos os homens e a cada homem ecom o homem deseja relacionar-se a tal profundidade e com tal amor que ambos sepossuam. Tal posse não depende de nossos méritos, mas é dom gratuito daMisericórdia de Deus. Tem, portanto, razão, Santa Teresinha, quando afirma quepossui o Todo-Poderoso assim como Maria O possui.
Como parte do tesouro da Mãe, o amor de Maria dá à filhinha,além do próprio Jesus, seu amor e suas virtudes, a tal ponto e com talperfeição que, quando Teresinha comunga, o “Doce Cordeiro de Maria” crêrepousar no seio da Mãe.
O quanto peço ao Senhor que eu e cada um dos seus filhos, nomeio da correria do nosso dia-a-dia, onde tantas coisas parecem maisimportantes do que Deus, possamos dedicar nosso tempo e, principalmente, todonosso ser, para orar como Teresinha e, por meio da Mãe, encontrar e possuireste Doce Cordeiro que se entrega a nós em cada Eucaristia!