Formação

O Tríplice Ministério dos Bispos: Ensinar, Santificar e Reger

comshalom

Ensinar: A Pregação do Evangelho ocupa posição de destaque na missãoconferida por Cristo ao Bispo, já que cabe a este instruir o povo deDeus naquilo que seja necessário a sua salvação, acompanhando-o paraque este não se desvie do reto caminho, que é um só, Jesus, em SuaIgreja Santa. O Bispos são verdadeiros doutores já que expõem sem errosa revelação do Senhor, seja por atos, palavras e documentos, mas sempreem total concordância com o Sumo Pontífice. São de fato, testemunhas daVerdade divina e Católica. Pelo ministério da palavra, os bisposcomunicam a força de Deus , para a salvação dos que crêem (cfr. Rom.1,16).

Santificar: Por estar revestido da plenitude do sacramento da Ordem,o Bispo é o administrador da graça do supremo sacerdócio,principalmente na Eucaristia, símbolo do amor e da unidade do corpomístico, sem o qual não pode haver salvação, que ele mesmo oferece oudelega a outro para que seja oferecida, pela qual vive e cresce aIgreja. Portanto, por meio dos sacramentos, santificam os fiéis, cujadistribuição é sempre ordenada por sua autoridade.

Reger: Devido a plenitude de seu encargo pastoral, ao Bispo éconfiado a regência e o governo das ovelhas que Cristo lhe destinou,agindo como uma pai de famíla, que cuida dos seus na verdade, retidão ezelo constante, tendo como exemplo o Bom Pastor, Jesus, que não sepoupou, mas deu sua vida por estas mesmas ovelhas, confiadas agora aele. Por ser tão fraco como elas, pode-se compadecer delas, mas como érevestido com o poder e a graça que emana de Deus, pode então levá-lasao verdadeiro caminho, ajudando-as a se firmarem na rocha que é opróprio Cristo.

Por Ana Maria Bueno Cunha


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *