Ensinar: A Pregação do Evangelho ocupa posição de destaque na missãoconferida por Cristo ao Bispo, já que cabe a este instruir o povo deDeus naquilo que seja necessário a sua salvação, acompanhando-o paraque este não se desvie do reto caminho, que é um só, Jesus, em SuaIgreja Santa. O Bispos são verdadeiros doutores já que expõem sem errosa revelação do Senhor, seja por atos, palavras e documentos, mas sempreem total concordância com o Sumo Pontífice. São de fato, testemunhas daVerdade divina e Católica. Pelo ministério da palavra, os bisposcomunicam a força de Deus , para a salvação dos que crêem (cfr. Rom.1,16).
Santificar: Por estar revestido da plenitude do sacramento da Ordem,o Bispo é o administrador da graça do supremo sacerdócio,principalmente na Eucaristia, símbolo do amor e da unidade do corpomístico, sem o qual não pode haver salvação, que ele mesmo oferece oudelega a outro para que seja oferecida, pela qual vive e cresce aIgreja. Portanto, por meio dos sacramentos, santificam os fiéis, cujadistribuição é sempre ordenada por sua autoridade.
Reger: Devido a plenitude de seu encargo pastoral, ao Bispo éconfiado a regência e o governo das ovelhas que Cristo lhe destinou,agindo como uma pai de famíla, que cuida dos seus na verdade, retidão ezelo constante, tendo como exemplo o Bom Pastor, Jesus, que não sepoupou, mas deu sua vida por estas mesmas ovelhas, confiadas agora aele. Por ser tão fraco como elas, pode-se compadecer delas, mas como érevestido com o poder e a graça que emana de Deus, pode então levá-lasao verdadeiro caminho, ajudando-as a se firmarem na rocha que é opróprio Cristo.
Por Ana Maria Bueno Cunha