Formação

O valor do esporte

comshalom

Escrever para o Papo Jovem!?! Um desafio euma grande alegria. Ah! Que felicidade falar aos jovens e falar de esporte.Quero direcionar-me aos apaixonados, como eu, pela prática esportiva e todosaqueles que ainda estão parados atrás dos afazeres.

O que a Igreja, a comunidade e você pensam efazem sobre o esporte?

Na ocasião da visita de membros da Ferrari em2005, onde nosso estimado Papa João Paulo II recebeu uma réplica em miniaturadomodelo F2004, o sumo pontífice indicou, dizendo:

“A Igreja considera a atividade esportiva, naqual se respeitem totalmente as regras, um válido instrumento educativoespecialmente para as jovens gerações”.

Porém, foi na homilia de 29 de outubro de2000 no Estádio Olímpico de Roma que ele expressou com mais clareza: “Hoje aprática desportiva adquire uma importância notável, porque pode favorecer nosjovens a confirmação de valores relevantes como a lealdade, a perseverança, aamizade, a partilha e a solidariedade”. Destaca também que o desporto é “umaocasião de encontro e de diálogo, para além de toda barreira da língua, raça ecultura”.

Desportopara a libertação

Assim como convida à prática de “um desportoque tutele os mais frágeis, não exclua ninguém e liberte os jovens das insídiasda apatia e da indiferença, suscitando neles uma sadia competição; um desportoque seja fator de emancipação dos países mais pobres e ajude a cancelar aintolerância e a construir um mundo mais fraterno e solidário; um desporto quecontribua para fazer amar a vida, eduque para o sacrifício, o respeito e aresponsabilidade, levando à plena valorização de cada pessoa humana”.  

As autoridades da Comunidade Católica Shalomconfiaram a mim em 2003 para assumir o Ministério de Esportes que visaevangelizar através do esporte. Várias ações foram feitas e muitos frutos foramcolhidos. Como não se lembrar da Trilha na Serra de Guaramiranga, onde aténosso fundador Moysés fez Rapel!! E a Copa da Paz no Ginásio Paulo Sarasate como ponta pé inicial dos jogadores do Fortaleza e Ceará?!

CopaShalom / Olimpíadas Shalom

Atualmente a Juventude organiza e realiza aCopa Shalom, as Olimpíadas Shalom entre outras ações para através do esporteviver a graça da fraternidade e evangelizar. E, VOCÊ!?!

“A atividade esportiva está entre os meiosque ajudam no desenvolvimento harmônico da pessoa e em seu aperfeiçoamento” IIGravissimum Educationis.

A Igreja não está parada. Nosso Papa BentoXVI já deu sua benção a John Paul II Foundation for Sport, a Clericus Cup e nosdá sua mensagem:

“Praticado com paixão e sentido ético, oesporte, além de exercitar um sadio antagonismo, converte-se em escola paraaprender e aprofundar os valores humanos e cristãos” Bento XVI 

A Comunidade não está parada. Vamosevangelizar!!! A Copa do Mundo de Futebol está aí. As Olimpíadas no Brasilestão logo aí!!! 

 Organizemos nossas Copas Shalom nas Missões. Vamosparticipar em peso das Olimpíadas Shalom em João Pessoa. O tempo é propíciopara praticar esporte e EVANGELIZAR!!!

Alexandre do Prado (Alê), Missionário da Comunidade de Vida


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *