Formação

O verbo de Deus virá a nós

comshalom

Conhecemosuma tríplice vinda do Senhor. Entre a primeira e a última há uma vindaintermediária. Aquelas são visíveis, mas esta não. Na primeira vindo doSenhor apareceu na terra e conviveu com os homens. Foi então, como elepróprio declara, que viram-no e não o quiseram receber. Na última, todo homem verá a salvação de Deus (Lc 3,666) e olharão para aquele que traspassaram(Zc 12,10). A vinda intermediária é oculta e nela somente os eleitos ovêem em si mesmos e recebem a salvação. Na primeira, o Senhor veio nafraqueza da carne; na intermediária, vem espiritualmente, manifestandoo poder de sua graça; na última, virá com todo o esplendor da suaglória.


Estavinda intermediária é, portanto, como um caminho que conduz da primeiraá última; na primeira Cristo foi nossa redenção; na última, aparecerácomo nossa vida; na intermediária, é nosso repouso e consolação.

Mas, para que ninguém pense que é pura invenção o que dissemos sobre esta vinda intermediária, ouvi o próprio Senhor: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos a ele (cf. Jo 14,23). Lê-se também noutro lugar: Quem teme a Deus, faz o bem (Eclo15,1). Mas vejo que se diz algo mais sobre o que ama a Deus, porqueguardará suas palavras. Onde devem ser guardadas? Sem dúvida alguma nocoração, como diz o profeta: Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós (Sl 118, 11)


Guarda,pois, a palavra de Deus, porque são felizes os que a guardam; guarda-ade tal modo que ela entre no mais íntimo de sua alma e penetre em todosos teus sentimentos e costumes. Alimenta-te deste vem e tua alma sedeleitará na fatura. Não esqueças de comer o pão para que teu coraçãonão desfaleça, mas que tua alma se sacie com este alimento saboroso.


Seassim guardares a palavra de Deus, certamente ela te guardará. Virá ati e Filho em companhia do Pai, virá o grande Profeta que renovaráJerusalém e fará novas todas as coisas. Graças a essa vinda, como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste(I Cor 15,49). Assim como o primeiro Adão contagiou toda a humanidade eatingiu o homem todo, assim agora é preciso que Cristo seja o senhor dohomem todo porque ele o criou, redimiu e o glorificará.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *