Shalom

Obra Shalom Vitória (ES): Um caminho de Cruz e Ressurreição

Os envolvidos são “inocentes” de tudo que Deus tem feito, já dizia o fundador Moysés Azevedo. Na implantação deste santo carisma nesta cidade não foi diferente, eis que o Senhor achou por bem marcá-la pela Páscoa, mostrando-nos em todo o tempo que o Seu amor vence tudo, inclusive a morte.

comshalom

O início

A Obra Shalom da cidade de Vitória nasceu no dia 29 de junho de 2012, dia de São Pedro Apóstolo, no ano de comemoração do 30° aniversário da Comunidade Shalom. Leandro Rua, consagrado da Comunidade de Aliança e presente desde o começo desta história, conta-nos a sua experiência com a fundação:

“Observamos que o Senhor foi ‘fazendo acontecer’, aproximando pessoas que nunca haviam se visto e gerando nelas a identificação mútua e com o carisma de forma rápida e profunda. No tempo de Deus, da maneira Dele, de forma que fomos seguindo mais o dinamismo do Espírito e da graça do que planejando algo. Planejamos sim, mas após os sinais de Deus, sempre na unidade com o Setor da Difusão.”

A Obra de Vitória (ES) iniciou com a páscoa do Rafael, 6 anos, filho da Glória e do Sérgio, uma família da Obra Shalom de Macaé que havia recentemente se mudado para a cidade, mostrando-nos como a implantação deste Carisma fora fruto de uma oferta de vida total. Esse casal coordenou a Obra até meados de 2013, quando Leandro Rua assumiu a coordenação em razão da transferência do trabalho do Sérgio para Paris.

O histórico da missão através de um testemunho

Um importantíssimo relato da Glória, esposa do Sérgio e mãe do Rafael, mostra-nos a ação e misericórdia de Deus, concedendo a esta família um sentido diante de tamanha dor:

“Conhecemos a Comunidade Católica Shalom em Salvador/BA por volta do ano 2000, mas foi na cidade de Macaé (RJ) que efetivamente começamos a participar como obra e lá permanecemos por alguns anos. Na esperança de ter uma vida melhor em todos os aspectos, nossa família, composta por quatro filhos, Láina, Felipe, Guilherme, Rafael, devido ao trabalho do Sérgio, em dezembro de 2010, mudamo-nos de Macaé para Vitória.

Em Vitória, inicialmente, resolvemos dispensar um tempo maior para a família e mais à frente entenderemos o porquê de tal inquietação, já que, quase 3 meses após a nossa chegada, em 03/03/2011, ocorreu um acidente que resultou na páscoa do nosso filho mais novo, fazendo-nos vivenciar o calvário. Sofrimento, tristeza, angústia, dor, vazio, o nada, a noite escura foi o que experimentamos naquele dia. Mas a misericórdia e graça de Deus que nunca nos falta, e nos momentos dolorosos parecem mais abundantes, fez-nos ir além, fez-nos testemunhas de uma imensa dor, mas também de uma força proveniente do Espírito de Deus nunca experimentada antes.

Esta força, o poder do Alto, consumiu-nos e fez com que a todo instante, mesmo com o coração dilacerado, lembrássemos do pedido feito por Moysés na páscoa do Ronaldo para que o louvor não saísse de nossos lábios. No dia da morte, sentindo o peso da dor, Deus me fez recordar de uma canção da Banda Dom cujo refrão falava do chamado de Pedro e esta canção acalmou meu coração, naquele momento, mesmo sem entender o que ela significava.

No ofertório da missa de 7º dia entregamos a vida do Rafael a Deus em prol da vida dos jovens e Deus, consolando-me mais uma vez, deu-me a certeza de que a sua morte não foi em vão e que ela frutificaria. Um ano e 3 meses após Rafa ter falecido, na semana em que decidimos mudar de Vitória e voltar para Macaé, recebemos a visita do Nil (Responsável pelo Setor de Difusão do Carisma no Governo Geral na época), que nos fez o convite para começarmos a implantação do carisma Shalom em Vitória, após rezar por nós no aeroporto.

Desistindo de mudar, aceitamos o chamado de Deus e na data de 29/06/2012 fizemos a primeira reunião, estando presentes eu, o Sérgio, Irapuan, Madalena, Fernanda e o Tatá (responsável pela Obra de Linhares). Ao final da oração, tomamos consciência que aquele dia a igreja fazia memória de São Pedro. Pude compreender então a canção.

A partir de então nosso bom Deus, a cada semana, dava-nos a alegria de trazer novos irmãos, em sua grande maioria, os jovens. De fato, o dono da vinha a fez crescer e frutificar.

Por conseguinte, surge o primeiro grupo da obra: “Maria Porta do Céu”, composto por 16 integrantes que, após o Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES), iniciaram o Caminho da Paz, instaurando um novo tempo na vida de todos nós que juntos caminhávamos. As reuniões do grupo de oração eram realizadas na casa da Madalena e do Fernando (hoje falecido), a quem somos gratos por cederem o espaço onde tudo começaria. Deus os abençoe.

Neste período, para estarmos em comunhão com a Igreja, tivemos uma reunião com o então Bispo de Vitória, Dom Luís Mancilha, hoje Bispo Emérito, que providencialmente autorizou que continuássemos nos reunindo.

Após, em total obediência aos direcionamentos da Difusão, realizou-se o 1º evento, o Reconciliai-vos, que contou com mais de 100 participantes. Tivemos muitos combates antes e durante este retiro, mas a força de Deus mais uma vez venceu e muitos, inclusive nós, os 16 primeiros, renovamos a experiência do Amor de Deus nas nossas vidas.

Vários eventos se seguiram, tais como: Se Quiseres (retiro para casais), Fio de Ouro, 2º Reconciliai-vos, enfim, um povo foi sendo atraído, jovens, casais, crianças, formado e, hoje, com a graça de Deus, proclama os seus louvores e difunde a paz e a alegria de serem cristãos por esta cidade. Deus em tão pouco tempo muito fez em nós e através de nós. Assim, podemos certamente, mesmo com as marcas das nossas dores, que também são eternas, dizer que o pranto ficou para trás, cedendo lugar à alegria da ressurreição! Assim, mostrou-nos em todo o tempo da implantação deste lindo carisma que o seu Amor vence tudo, inclusive a morte.”

Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo os possuirão; a tristeza e os queixumes fugirão – Is 35, 10.

Esse foi o testemunho da Glória. Com ele, podemos aprofundar e tocar mais concretamente na ação de Deus na Obra Shalom de Vitória.

Uma nova páscoa

Em 2014 mais uma páscoa marcou a fundação da Missão de Vitória, a morte de Danielle Gatti Máximo, membro do grupo de casais. Ela estava coordenando o Seminário de Vida de Casais e, na semana do evento, teve uma complicação na gestação, falecendo após 40 dias, deixando o marido e um filho recém-nascido. Com isso, grandes frutos de conversão nos membros da Obra foram gerados, como fruto do seu empenho. O segundo grupo de casais iniciou sua caminhada no carisma.

Nessa época, Leandro Rua coordenava a Obra após a mudança de Sérgio e sua família. Ele conta que em toda a caminhada da construção da Missão percebeu a primazia da graça e o martírio como as duas principais características que impulsionaram as ações e o carisma em Vitória/ES:

“Da minha parte, coordenando a Obra há 1 ano e dois meses, percebi em tudo que fazemos essas duas características presentes. Deus, de fato, deseja o Carisma na cidade. Nós respondemos com nossas vidas, nossos melhores perfumes, nosso martírio. Tenho ofertado minha vida, de meus filhos e minha esposa e me surpreendo com os frutos, nas iniciativas simples, quando conseguimos e permitimos a graça e sua divina vontade conduzirem nossas ofertas.”

Em 2015, no dia de São Pedro, foi fundada a Missão Shalom Vitória, com a primeira Responsável Local, Nara e com os cinco primeiros missionários da Comunidade de Vida: Nara Jéssica, Danielle Araújo, Marcos Vinicius, Gleide Máximo e Cláudio Júnior.

Em tudo isso compreendemos como Deus sonhou, desde sempre, com a Missão de Vitória. Quando Jesus apareceu aos discípulos e comunicou o Shalom do Pai, também o enviou a cada um deles (cf. Jo 20, 21). Ali o Senhor já pensava neste carisma que viria a comunicar, muito tempo depois, esta mesma paz ao mundo. Neste dia, São Pedro estava presente entre os discípulos, recebendo também aquele Shalom. Agora fica possível compreender e se alegrar muito mais com este santo que se faz presente entre nós desde o início, pois tendo ele se encontrado com a Paz, agora sabe nos auxiliar muito bem nesta caminhada!

Hoje, por graça e misericórdia, temos a Missão de Vitória, cuja cidade carrega o nome da consequência da Cruz, isto é, da Ressurreição, esta que é a vitória de Jesus sobre a morte. Além disso, localiza-se no estado de Nossa Senhora das Alegrias, a esposa do Espírito Santo, recordando-nos sempre que é feliz quem permanece na vontade de Deus, mesmo diante da Cruz. Que Ele nos abençoe e nos ajude a fazermos do Carisma Shalom um meio para a vocação maior: a Santidade.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.