Formação

Origem no Nome da Igreja

comshalom

Muito antes do Imperador Constantino dar liberdade de culto aos cristãos com o chamado Edito de Milão (313 d.C) e também da realização do Concílio de Nicéia (325 d.C), os cristãos já se referiam à Igreja fundada por Cristo Nosso Senhor por “Igreja Católica” (1).

O registro mais antigo que se tem sobre o nome da Igreja fundada por Cristo é de S. Inácio , Bispo de Antioquia (discípulo de S. Pedro e S. Paulo) em sua carta aos cristãos de Esmirna , onde lemos: “Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja católica” (Esmirniotas 8,2. 107 d.C).

Muito interessante que este registro venha de um Bispo de Antioquia, já que foi nesta mesma cidade onde os seguidores de Cristo foram chamados pela primeira vez de cristãos.

Se já temos o primeiro registro escrito no início do séc. II, muito provavelmente os cristãos já se referiam desta forma à Igreja já no séc. I.

O segundo registro mais antigo é de uma carta endereçada para a Igreja de Filomélio informando sobre o Martírio de S. Policarpo, Bispo de Esmirna (discípulo de S. João). Este escrito dá início ao chamado estilo hagiográfico (que narrava a vida ou morte dos Santos). Nele lemos:

“A Igreja de Deus que vive como estrangeira em Esmirna, para a Igreja de Deus que vive como estrangeira em Filomélio e para todas as comunidades da santa Igreja católica que vivem como estrangeira em todos os lugares. Que a misericórdia, a paz e o amor de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo sejam abundantes” (Introdução. Martírio de São Policarpo. 150 d.C).

Uma outra importante fonte bem anterior ao Edito de Milão é a famosa epístola de S. Cipriano, que traz o nome da Igreja já no título: “A Unidade da Igreja Católica” (4). Esta epístola é do ano 200 d.C.

As profissões religiosas criadas pelos homens levam outros nomes (Igreja Luterana, Presbiteriana, Metodista, Adventista, Renascer em Cristo, Universal do Reino de Deus, Deus é Amor e etc).

A Igreja que Jesus fundou e que os primeiros cristãos conheceram é Igreja Católica.

___________________________________________

Notas:
(1) Católica significa Universal ou de Todos. Deriva do grego Kathólica.

Autor:
LIMA, Alessandro. Apostolado Veritatis Splendor: Leitor pergunta sobre a origem do nome da Igreja Católica. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/4263. Desde 13/6/2007.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *