Notícias

Padre João Wilkes: A graça divina na obra de conversão e santificação

A Escola de Líderes deste ano tem como tema “a Graça supõe a natureza”. Será realizada em Fortaleza de 25 a 31 de Janeiro e em São Paulo de 22 a 28 de Agosto.

comshalom

No escrito Carta à Comunidade de 2005, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, diz que em nossas vidas “o primeiro lugar deve ser dado à graça. É a graça de Deus que opera em nós as transformações necessárias para o seguimento de Jesus Cristo como Shalom. É a graça que nos santifica, conduz, ilumina, fortifica, gera frutos na vocação e no caminho da paz”.

Emmir Nogueira, por sua vez, na qualidade de co-fundadora da Comunidade, afirma que “a primazia da graça significa mais do que a primazia do poder de Deus e suas intervenções miraculosas. Significa a primazia de sua misericórdia” (Amor Esponsal, 2ª. Ed. Revisada, Shalom, Fortaleza 2006, p. 63).

Deixar crescer, se dispor, se deixar formar, deixar brotar a semente: todas estas expressões, em conjunto com outras que Moysés utiliza no escrito Obra Nova, levam-nos a perceber a maneira como ele entende a relação entre a ação da graça e a cooperação da pessoa. Ou seja, o que a pessoa deve fazer é responder à intervenção de Deus, deixando-se transformar.

Nos escritos do fundador de Shalom, é abundante o uso do imperativo passivo (ou passivo de permissão). Este modo de expressão apresenta a ação humana como resposta ativa a uma graça oferecida, dada. É Deus quem transforma a nossa natureza. Devemos somente sustentar o dinamismo desta obra, empenhando-nos conscientemente. É óbvio que a graça divina é parte principal na obra de conversão e de santificação. Devemos somente “com os corações plenos de desejo (…), responder, afirmando: ‘Sim Pai, não é fácil, mas eu desejo, eu quero, eu vou’. Amém!”

Escola de Líderes 2020

A Escola de Líderes Shalom é um retiro de sete dias promovido anualmente pela Comunidade Católica Shalom que tem como objetivo servir como meio de renovação e aprofundamento da experiência de Deus para aqueles que exercem algum tipo de liderança, sentem-se chamados ou tem interesse no tema proposto da escola.

Novidade!

Em 2020, além de Fortaleza (CE), teremos a Escola de Líderes pela primeira vez em São Paulo (SP), no período de 22 a 28 de agosto no CEST. No início do próximo ano iremos disponibilizar o formulário de inscrição para essa Escola.

Serviço 

Data: 25 a 31 de janeiro 2020.
Local: CEST Fortaleza – CE (Rua Boa Vista, Nº 158, Bairro Aracapé)
Contato: (085) 99864-2201 / escoladeformacao@comshalom.org

Faça sua inscrição aqui (O formulário é específico para a Escola de Fortaleza)

Padre João Wilkes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *