Igreja

Papa Francisco começa novo ciclo de catequeses sobre vícios e virtudes

Combate espiritual foi o tema da segunda formação deste novo ciclo.

comshalom
(Imagem Vatican Media)

Na primeira semana de Janeiro, o Papa Francisco deu continuidade ao novo ciclo de catequeses com o tema vícios e virtudes. A meditação desta vez refletiu sobre o combate espiritual. Ainda nesta semana, o Papa divulgou suas intenções para o primeiro mês do ano e pediu que os cristãos se unam em oração pelo dom da diversidade na Igreja. Confira estes e outros destaques da Semana do Papa.

Combate espiritual

Depois de aprofundar sobre a custódia do coração, o tema escolhido pelo Papa Francisco para a segunda catequese do novo ciclo sobre vícios e virtudes foi “o combate espiritual”. O Pontífice recordou que ninguém está isento de combate.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

“Com efeito, a vida espiritual do cristão não é pacífica, linear e isenta de desafios, mas, pelo contrário, exige um combate contínuo. O combate cristão para conservar a fé e para enriquecer o dom da fé em nós.”

Segundo o Papa, não é por acaso que a primeira unção que todo cristão recebe no Sacramento do Batismo – a unção catecumenal – não tem perfume e anuncia simbolicamente que a vida é uma luta.

“Os santos não são homens que foram poupados à tentação, mas sim pessoas bem conscientes de que as seduções do mal aparecem repetidamente na vida, para serem desmascaradas e rejeitadas”.

E finalizou dizendo que “nenhum de nós está em ordem e se alguém estiver em ordem, está sonhando. Cada um de nós há muitas coisas para consertar e vigiar também. Todos somos pecadores e um pouco de exame de consciência, de introversão nos fará bem”.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Intenções do Papa para o mês de Janeiro

Ainda nesta semana foi divulgada as intenções do Papa Francisco para o mês de janeiro: “Pelo dom da diversidade na Igreja”. Em vídeo publicado, o Pontífice disse que “Não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja”.

“Se formos guiados pelo Espírito Santo, a riqueza, a variedade, a diversidade nunca provocam conflito. O Espírito recorda-nos que, acima de tudo, somos filhos amados de Deus. Todos iguais no amor de Deus e todos diferentes”.

E pediu: “Rezemos ao Espírito para que nos ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais dentro da Igreja Católica”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.