O Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre a paixão pela evangelização e apontou algumas características fundamentais para se avaliar o zelo apostólico dos evangelizadores. Ainda nesta semana, em uma audiência com seminaristas, Francisco explicou elementos importantes para a formação dos futuros sacerdotes. A Santa Sé também divulgou os novos membros do Conselho de Cardeais que auxiliam a missão do Papa, entre eles um brasileiro, e a programação da iniciativa “24 horas para o Senhor”, que este ano será celebrada entre a sexta-feira, 17, e o sábado, 18 de março. Veja esses e outros destaques da Semana do Papa.
Leia também: Jejum de Murmuração: No lugar da crítica, a linguagem da reconciliação
Catequese sobre a paixão pela evangelização
O novo ciclo de catequeses do Papa Francisco tem como tema a paixão pela evangelização. Na última quarta, oito de março, o Pontífice ressaltou que o evangelizador transmite aquilo que ele recebeu por primeiro.
“Foi São Paulo que o escreveu primeiro: o evangelho que ele anunciava e que as comunidades recebiam e no qual permaneciam firmes é o mesmo que o Apóstolo, por sua vez, tinha recebido. Este dinamismo eclesial de transmissão da Mensagem é vinculativo e garante a autenticidade do anúncio cristão”, explicou.
De acordo com Francisco, um dos critérios para saber se o evangelizador possui zelo apostólico é verificar a vivência da dimensão eclesial. “A evangelização é um serviço. Se uma pessoa se diz evangelizador e não tem aquela atitude, aquele coração de servo, e se julga patrão, não é evangelizador, não… é um pobre coitado.”
E lembrou, “cada batizado, qualquer que seja a sua função na Igreja e o grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização”.
Papa elege brasileiro para Conselho de Cardeais
O Papa Francisco renovou o Conselho de Cardeais, o chamado C9, que tem a missão de auxiliá-lo no governo da Igreja. O Pontífice nomeou os membros do novo Conselho, entre eles um brasileiro. São os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; e Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, Bahia.
Confira: Papa Francisco nomeia Dom Sérgio da Rocha para o Conselho de Cardeais
Papa elenca características essenciais para a formação dos sacerdotes
Em uma audiência com seminaristas do Seminário Diocesano “Saint Mary” da cidade de Cleveland, Estado de Ohio, nos Estados Unidos, o Papa Francisco elencou três características do caminho sinodal que são essenciais para a formação dos futuros sacerdotes e ministros do Evangelho.
“A primeira característica é a escuta do Senhor”, sublinhou o Papa. Segundo ele, é necessário “abrir espaço todos dias da nossa vida ao Senhor, meditar a sua Palavra, passar tempo com Ele em oração, escutando-O em silêncio diante do Tabernáculo”.
A segunda característica do caminho sinodal proposta pelo Papa é caminhar juntos. “O bom pastor caminha junto com o rebanho: às vezes à frente, para indicar o caminho; às vezes no meio, para incentivar, e às vezes atrás, para acompanhar os que estão em dificuldade. Lembrem-se sempre de que é importante caminhar com o rebanho, nunca separados dele.”
Já a terceira característica é o testemunho. “A Igreja precisa do seu entusiasmo, da sua generosidade e do seu zelo para mostrar a todos que Deus está sempre conosco, em todas as circunstâncias da vida. Rezo para que, nas várias formas de apostolado educativo e caritativo em que vocês estão engajados, vocês sejam sempre sinal de uma Igreja em saída, testemunhando e partilhando o amor misericordioso de Jesus com todos os membros da família humana, especialmente os pobres e necessitados”.
24 horas para o Senhor
Neste ano, está de volta a iniciativa das “24 horas para o Senhor”, instituída pelo Papa Francisco como um exercício quaresmal de oração e reconciliação. O evento será celebrado nas dioceses de todo o mundo na véspera do quarto domingo da Quaresma, de sexta-feira, 17, a sábado, 18 de março. Em preparação para a Páscoa da Ressurreição, as igrejas permanecerão abertas durante um dia inteiro, a fim de oferecer aos fiéis e peregrinos a ocasião de parar a qualquer momento em adoração e a oportunidade de se confessar. O Papa Francisco presidirá as “24 horas para o Senhor”, no dia 17 de março, às 16h30, na paróquia de Santa Maria delle Grazie al Trionfale, na Piazza Santa Maria delle Grazie.
Com inf. de Vatican News
CNPJ: 07.044.456/0001-00 | Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5 | Ag. 1369-2