Igreja

Papa Francisco visitará o Japão e a Tailândia em novembro

Trata-se de sua 32ª viagem apostólica do Papa Francisco, que se realizará de 19 a 26 de novembro.

comshalom

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou nesta sexta-feira a viagem do Papa Francisco à Tailândia e ao Japão. Trata-se de sua 32ª viagem apostólica, que se realizará de 19 a 26 de novembro. A convite do Governo do Reino da Tailândia e dos bispos, o Pontífice visitará o país de 20 a 23 de novembro de 2019.

O mesmo convite foi feito pelo governo e o episcopado do Japão e o Santo Padre estará no país de 23 a 26 de novembro de 2019, onde visitará as cidades de Tóquio, Nagasaki e Hiroshima. O programa completo da viagem será publicado futuramente.

Discípulos de Cristo, discípulos missionários

O lema da primeira etapa é “Discípulos de Cristo, discípulos missionários”, que evoca um aniversário importante: em 2019 recorrem os 350 anos da instituição do Vicariato Apostólico de Siam, erigido em 1669. O evento também está contido na logo preparado para a visita: Francisco que abençoa, enquanto abaixo está uma embarcação, símbolo da evangelização, com três velas, que evocam a Trindade. A mão de Maria estilizada conduz a embarcação. Por fim, uma cruz dourada exorta toda a Igreja Católica a ser testemunha da Boa Nova.

Proteger a vida

Já para o Japão, o lema escolhido é “Proteger cada vida”, uma das frases contidas na oração que conclui a Encíclica “Laudato si’ sobre a proteção da casa comum. A exortação é para respeitar não somente a dignidade de cada pessoa, mas também o meio ambiente, sobretudo num país, como o Japão, que enfrenta o problema persistente da ameaça nuclear.

Três chamas com cores diferentes caracterizam a logo: a vermelha recorda os mártires, fundamento da Igreja japonesa; a azul representa a Bem-aventurada Virgem Maria, que abraça toda a humanidade como seus filhos; e a verde evoca seja a natureza do Japão, seja a missão de proclamar o Evangelho da esperança. Um círculo vermelho, como o sol, envolve toda a vida e simboliza o amor. O Papa é representado de maneira estilizada com a mão que abençoa e o “t” da palavra “proteção” forma a cruz.

O desejo do Papa

O Pontífice havia manifestado o desejo de visitar o Japão um ano atrás. No dia 12 de setembro de 2018, encontrando alguns membros da Associação japonesa “Tensho Kenoh Shisetsu Kenshoukai”, disse: “Gostaria de anunciar a minha vontade de visitar o Japão no próximo ano. Esperemos que se possa realizar”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *