9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora,se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quantomais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.
O tempo de Quaresma é um tempo litúrgico propício à conversão, em que é preciso se preparar para bem melhor viver o tríduo pascal. Se somos então chamados à conversão nesse tempo, como podemos entender e refletir sobre essa leitura do Evangelho de hoje? Devemos pedir a Deus, ou buscar a conversão? Essas duas ações não são opostas…
Quando pedimos a Deus, devemos pedir àquilo que o próprio Espírito Santo nos inspira. Jesus viveu quarenta dias no deserto sendo guiado pelo Espírito Santo. Por isso, devemos pedir a Deus esse mesmo Espírito que conduziu Cristo no deserto, para que, movidos pelo Espírito Santo, possamos verdadeiramente trilhar um caminho autêntico de conversão.
Peçamos a Deus o seu Espírito que venha sobre nós, com confiança, como filhos amados de Deus. E que tudo mais nos venha em acréscimo. Que Deus nos dê uma Santa Quaresma!