Formação

Perder e ganhar

comshalom


Dom José Alberto Moura

Emgeral desejamos ganhar em qualquer competição e de todos osadversários. Muitos, a todo custo, mesmo colocando em risco a própriaaltivez de caráter, passando por cima das pessoas e da honestidade,tudo fazem para obter vantagens e lucro. Neste caso, não importaprejudicar o semelhante, os mais fracos, a sociedade e até o meioambiente. Há quem fique rico às custas de lesar o semelhante, o bempúblico e a dignidade humana.

Nãobastam as prisões para se superarem as violências, a corrupção e todotipo de dano às pessoas e à comunidade. É preciso educar a todos para acidadania. Esta, permeada com os valores maiores da ética e da grandezamoral, é formada a partir de famílias devidamente preparadas para aconvivência na formação de valores como o respeito ao semelhante, aocompromisso com o bem público e comum, o respeito à pessoa humana, àdignidade dos mais indefesos e da natureza.

Nomundo da propaganda valorizadora mais do ter, do bem estar procuradosem compromisso, da busca de benefícios pessoais em detrimento edesvalorização do ser da pessoa humana, é possível apresentar umencaminhamento diferenciado. Jesus nos chama a isso. Mesmo quem não oquer aceitar pode perceber o quanto Ele nos humaniza com o exemplo e oensinamento do altruísmo. Com este, aprendemos melhor que o bem dosoutros é o nosso bem. O respeito à vida ajuda a nossa própriaexistência. A grandeza de alma vale mais do que qualquer benefíciomaterial. A fama pela honestidade e comportamento ético é maior do quequalquer tesouro de valor pecuniário. Mas, no âmago da proposta doFilho de Deus, está a possibilidade da realização plena do ser humano.O segredo está na doação de cada um pelo bem do outro. Estamos no mesmobarco da vida. Cuidar dele e deixá-lo em boas condições denavegabilidade é nossa salvação. Viajarmos no entendimento e boaconvivência nos dão garantia de tranquilidade e de chegarmos aoobjetivo da viagem.

Eisa questão colocada por Jesus: “Quem se apega à sua vida perde-a; masquem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vidaeterna” (Jo 12, 25). Sensivelmente ganha, aos olhos de muitos, quemaparenta mais prosperidade na ordem material, intelectual e social. Noentanto, realmente ganha, quem tem honradez moral, quem beneficia maiso semelhante e a sociedade com a própria doação. A segurança pública,tema da Campanha da Fraternidade, é conquistada e promovida por todosos que se responsabilizam pela boa convivência familiar, comunitária esocial. Todos desejamos a paz interna e a social. Somente asconquistamos com a justiça da resposta ao amor de Deus, dando também denós pelo bem do outro.

Jesus,mesmo sofrendo com o suor de sangue por saber de sua condenação e morteiminentes, foi até o fim com a missão apresentada pelo Pai. Sua doaçãofoi total. Poderia responder à agressão com agressão. Do alto da cruz,pediu perdão para os criminosos. Ele nos ensina que somente consertamoso mundo com o amor misericordioso!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *