Notícias

Permanecer: 20 anos do Carisma Shalom em Guarulhos (SP)

O dia 9 de julho além de comemorar aniversário do Carisma, é também o marco do início desta Missão. Para bem celebrar esta data, iremos apresentar o espetáculo documental que retratará através da arte os grandes feitos de Deus na história do Shalom Guarulhos.

comshalom

Para a Missão de Guarulhos, o dia 9 de julho é duplamente especial: além do aniversário do Carisma Shalom, completando 39 anos de concretização de uma Vocação que eternamente esteve no coração de Deus, também se comemora com gratidão o 20º aniversário da sua primeira casa de missão na Diocese de Guarulhos. E como celebrar dia tão especial se não pela arte?

Arte, testemunhos, reencontros e muita gratidão!”, assim começa a descrição do Permanecer, um espetáculo documental que retratará através da arte os grandes feitos de Deus na história do Shalom Guarulhos.

20 anos, bem mais que 20 dias ou 20 meses… Tantos que entraram, passaram, saíram, construíram, marcaram… Ofertaram! Uma terra conhecida por altos voos, que sempre nos remete que somos estrangeiros aqui, de que estamos somente de passagem nessa terra, idas e vindas, encontramos todos os povos, todas as tribos, de forma especial tocamos os jovens e as famílias… ah, e também fazemos artes!”.

E, como memória de gratidão, deixando um “gostinho de quero mais”, recordamos também o testemunho dos nossos irmãos que primeiro se consagraram na missão de Guarulhos, que com tanto zelo retratam as datas e o cuidado de Deus em os reunir para Si:

 

O Carisma chega à São Paulo

Não poderia ser de outra maneira: a missão Shalom no estado de São Paulo começou como uma pequena semente, lançada pela Divina Providência, na hora que Deus quis, contando com seus filhos que dóceis, se deixaram usar como instrumentos da Sua vontade. Esta parece ser a metodologia predileta de Deus.

Celeste Ribas conheceu a Comunidade Católica Shalom em 1990 e dela foi membro por alguns anos. De volta à São Paulo em 1995, encontra um seminarista amigo que lhe diz que Dom Fernando Figueiredo (hoje bispo emérito da Diocese de Santo Amaro) estava desejoso de ter mais informações sobre a Comunidade Católica Shalom e não sabia com quem falar. Celeste guarda esta informação e a apresenta ao fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo.

Em 1996, acontece o encontro entre Dom Fernando e Celeste. Na época não havia material de apoio que pudesse apresentar a Comunidade em números, dados, estatísticas e casa de missão, pois era apenas o princípio da expansão do Carisma e da Comunidade. Orientada pelo fundador, Moysés Azevedo, Celeste dá seu testemunho de vida, conta a experiência que tivera como missionária em Fortaleza, Natal e Salvador. Fala de si e sobre tudo o que viu acontecer ao seu redor em termos de evangelização e formação, marcas fortes desde sempre do Carisma Shalom. Dom Fernando se encanta e sem muita burocracia pergunta: “o que é preciso fazer para que haja uma missão da Comunidade Shalom na Diocese de Santo Amaro?”. “Basta pedir”, respondeu Celeste com simplicidade mas muita convicção.

E assim aconteceu: em maio de 1997 os primeiros missionários da Comunidade Shalom chegam à São Paulo, à diocese de Santo Amaro, na Casa de Retiros São José – hoje, nossa Casa Contemplativa.

Os primeiros grãos lançados na terra

Em 1996, um grupo de jovens, cerca de 12 pessoas, que já se conheciam da Renovação Carismática Católica (RCC) de Guarulhos e de São Paulo, se encontra casualmente com a Celeste. Deste encontro deu-se início nossas reuniões semanais, com o intuito de interceder pela diocese e descobrir o desejo de Deus para nossa vida. Aos poucos íamos conhecendo melhor o Carisma. A maneira de rezar e a vivência fraterna, inflamava cada vez mais o nosso coração.

A primeira porta a se abrir para nós foi a Paróquia São Pedro Apóstolo, na Vila Galvão. Na época tinha como Pároco Padre Simões que nos acolheu cedendo com generosidade a capela do Santíssimo para que nossas reuniões ocorressem presença do Senhor.

A primeira experiência com o Carisma

Em janeiro de 1997, através do Retiro de Líderes, seguido a uma experiência de 16 dias na Comunidade de Vida na Casa Mãe, em Fortaleza (CE), inseridos nos ministérios e no dia a dia da missão, tivemos a certeza que Deus queria algo a mais para cada um de nós.

Retornamos em 12 de fevereiro de 1997, todos caminhando no Vocacional Shalom e sendo acompanhado por carta por irmãos do Noviciado de Pacajus.

Primeiros ingressos

No segundo semestre de 1997, ingressavam na Comunidade Aliança os  cinco primeiros membros, sendo quatro de Guarulhos e  um de Santo Amaro.

Eram eles: Alexandre Prado, Celeste Ribas, Clóvis Varo, Jandira de Oliveira e Rosilaine Prado. Estes irmãos se deslocavam, duas vezes por semana, em meio ao trânsito louco de São Paulo e em plena hora do “rush” , percorrendo 50 km ida e 50 km volta, para beber do Carisma e experimentar este amor incondicional das almas esposas.

Durante este semestre outros irmãos da região de Guarulhos, uma vez por mês, lotavam uma kombi e iam para Santo Amaro para participar do vocacional.

E em 1998, já estávamos enviando nossos primeiros postulantes para a Comunidade de Vida, nosso irmão Alexandre que deixava a Comunidade de Aliança e nossa irmã Néia, que foi seguida no segundo semestre por sua irmã Niu.

De 1998 a 2000, trabalhamos para a difusão do carisma na Diocese de Santo Amaro, através de  cursos de Formação Básica, shows, congressos e não perdíamos a oportunidade de irradiar a vocação por onde passávamos.

O Carisma chega à Diocese de Guarulhos

O número de vocacionados que se aventuravam de Guarulhos para Santo Amaro ia crescendo a cada mês e, com isso, a necessidade de uma Casa Missionária em nossa cidade foi se tornando ainda maior.

Depois de um período de oração e escuta de Deus e orientados pela nossa cofundadora Emmir Nogueira, fomos falar com Dom Luiz Gonzaga Bergonzini – bispo da Diocese de Guarulhos no período de 1992 a 2001. Após nos ouvir e conhecer melhor o Carisma, Dom Luiz nos acolheu em sua Diocese e nos permitiu trabalhar com a Formação Básica nas paróquias.

Em 9 de julho de 2001, por Graça de Deus, inauguramos nossa primeira casa na Diocese de Guarulhos, que ficava na Rua das Porteiras em Cumbica. Chegavam cinco irmãos para doar suas vidas e abrir a nós seus corações.

A casa comunitária era nosso Centro de Evangelização; ocupávamos a sala, a cozinha e o quintal para reunião de nossas células. A mesa de jantar da Comunidade de Vida servia a todos da Comunidade de Aliança e a Obra.

Ali, fazíamos nossas noites promocionais, retiros pessoais, noites de vigília. Vivemos uma experiência de vida fraterna que marcou a todos e mudou nossas vidas e fez desta missão, um CELEIRO DE VOCAÇÕES.

E a partir daí a história é longa, é bela, é uma grande obra do amor de Deus e hoje, também por graça, celebramos estes 20 anos de história com gratidão pelo infinito amor de Deus por nós.

Te esperamos no Permanecer no dia 10 de julho de 2021, neste sábado, às 20h, na plataforma Sympla para juntos celebrarmos esses 20 anos!

Shalom!

Adquira aqui seu ingresso para o Permanecer

Serviço

Permanecer – Espetáculo Documental

Quando: 10 de julho, às 20h

Onde: Plataforma Sympla

 

 

 

Missão Guarulhos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *