Formação

Podemos votar em quem apoia o aborto?

comshalom

Em última palavra: não. 
A Igreja é muito clara em denunciar o mal que é o aborto, pois é algo que não condiz com nossa espécie humana e um atentado a pessoas inocentes, não havendo em relação a isto meio termo aceitável.  Porém, temos que falar também que não só este tema é tratado como não discutível. Outros temas são também postos em análise, a Igreja sempre se pronuncia a respeito dos mesmos, infelizmente alguns destes temas são comuns no meio de nós, às vezes amplamente defendidos por católicos não participantes, e outros chegando na mídia e na moda nos últimos tempos com grande força a ponto de transformar a maneira de ver tais assuntos como sendo algo natural e bom para o homem.

Por este motivo, se algum candidato ou partido, se pronunciar declaradamente a favor do aborto, ou de temas por demais nocivos a pessoa humana, sua dignidade ou liberdade, então nós como católicos, como cristãos e como homens de boa vontade não podemos descuidar destes assuntos e preferir procurar outros candidatos que em seu projeto de governo sejam contra estes e temas tão contundentes. É claro, que não devemos nos fechar somente neste ponto, todo o resto do candidato e seu partido deva ser analisado para se ter uma palavra final, outrossim, não podemos em nome de boas propostas e conduta destes deixar passar temas por demais importantes como o aborto.

A respeito deste tema em si, não só quem pratica o aborto está o realizando, mas também todos que o promovem, liberam ou lhe possibilitam. Incorreríamos em risco de o estar realizando, e de modo amplo se déssemos este voto em alguém que declaradamente se diz assim.

Nestes dias houve um sensacionalismo gerador de polêmica quando um clérigo disse uma realidade palpável: pode acontecer de todos os candidatos em determinada eleição serem a favor do aborto, neste caso este não seria para nós o ponto que nos impedir de votar nele, senão votaríamos nulo,que é algo que a Igreja entende também como grande perda para a pessoa humana.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *