Formação

Por que não adoro Maria

comshalom

 

Vou dizer por que não adoro Maria, a mãe de Jesus; porque ela não é deusa! E…ponto final! Mas vou dizer por que a amo, respeito, louvo e venero. É porque não é todo dia que uma mulher dá à luz um filho como Jesus… Jesus é incomum e sua mãe também é.

E vou dizer por que, além de falar com Jesus, eu também falo com Maria; é que eu creio que Maria não está dormindo o sono da espera pelo último dia da humanidade; ela está no céu, santificada e elevada pelo seu Filho. Falo a cristãos porque ateus não admitem nem Deus nem estes dogmas. Budistas, judeus e muçulmanos também não. Eles têm outros dogmas de fé.

Como creio que o sangue de Jesus tem poder e que Jesus Cristo salva, o céu está repleto de santos, alguns dos quais nós, católicos, retratamos e lembramos em imagens para não esquecer deles. Como não há humanos perfeitos, eles tiveram seus limites, mas assim mesmo eram crentes e pregadores melhores do que nós.

Se Jesus salva a quem o segue, então é claro que a mãe dele está no céu porque Maria foi quem melhor o seguiu. Raciocinem comigo. Se Jesus ainda não levou nem a mãe dele para o céu, então Mateus exagerou; todo o poder não foi dado a ele… Se até agora ninguém entrou no céu, então a estação de baldeação onde ficam as almas à espera do último dia do planeta deve estar superlotada.

 Maria10

Intercessão

Por crer que o céu está repleto de humanos que Jesus salvou, é que peço intercessão dos salvos no céu e aceito também a dos que se proclamam salvos já nesta vida porque aceitaram Jesus. Se eles estão salvos, a mãe de Jesus está super-hiper-salva… É a razão pela qual peço a Maria que, lá no céu, ore por mim e comigo. Se padre e pastor podem interceder a Jesus por mim, então a mãe de Jesus pode mais. Ela é mais de Jesus que todos nós juntos. Se aceito os intercessores da terra, que diante das câmeras, de manhã e de noite, em emocionados programas de rádio e televisão, dizem de boca cheia que vão orar e oram pelos seus fiéis, então eu posso acreditar nos santos do céu que Jesus já salvou. Entre os salvos, escolhi Maria a mãe de Jesus para orar comigo e por mim e pelos que me pedem orações. Eu creio que ela está viva no céu. De Jesus, ela foi quem mais entendeu neste mundo, e imagino que continue a ser no céu a que mais sintoniza com Ele.

Como creio que Jesus não era um simples homem e que ele de fato era o Filho eterno que se encarnou não tenho como explicar isso a um judeu, um muçulmano ou um ateu. Mas para cristãos parece-me lógico explicar por que razão não adoro Maria e por que razão eu escolhi a intercessão desta humana acima de qualquer outro cristão.

Não acho que Deus espera pelo toque da última trombeta para levar seus filhos para perto Dele. Não esperaremos 10 ou 100 mil anos para entrar no céu. Jesus já disse que iria preparar-nos um lugar e que viria e levaria com Ele os que Ele resgatou. E penso que Maria foi o primeiro grande fruto da santidade de Jesus: santificou primeiro a mãe Dele.

Se eu disser que Jesus foi um simples profeta e que Ele não é o Cristo, nem tem poder algum, e que tudo foi empulhação dos primeiros cristãos, então terei que descartar Maria e situá-la no mesmo nível de qualquer mulher mãe. Mas, se eu aceitar que Ele é do céu e que houve um tremendo momento da humanidade no qual Deus se manifestou assumindo a natureza humana, então, seja eu católico ortodoxo, ou evangélico, ou pentecostal, terei que louvar e enaltecer a mãe Dele. Nunca houve mulher mais privilegiada do que ela. Pagou, com o filho o alto preço da redenção, porque mesmo sendo humana esteve lá, de Belém até a cruz, assumindo tudo com Ele, da mesma forma que hoje nós nos associamos às dores dos outros em nome Dele.

Vou dizer outra vez por que não adoro Maria. Eu só adoro a Deus e Maria não foi, não é, nem nunca será deusa. Mas vou dizer outra vez porque a coloco acima de todos os papas, bispos, padres e pastores do mundo. É que nenhum de nós conhece Jesus como Maria conheceu e conhece. A mãe Dele foi o primeiro fruto de sua ação no mundo.

Se você me vir falando com Maria, não com a imagem dela, é claro, porque sei a diferença, pode apostar que é porque acredito no poder de Jesus Cristo e na sua promessa e porque também acredito em intercessão. Tenho um trato com o céu. Eu falo direto com o Pai, usando o nome do Filho que aqui se chamou Jesus, ou falo com Jesus que está no seio da Trindade, ou falo com os santos que ele salvou. E entre eles prefiro Maria a quem todos os dias peço que ore comigo e por mim agora e na hora de nossa morte.

Se você é cristão então não terá dificuldade de entender esse assunto de orar uns pelos outros. Se não for e achar essa doutrina estapafúrdia, continue achando. Ateus e outras religiões também têm seus credos estranhos ou estapafúrdios. Em nome do nazismo e do comunismo ou da ditadura do proletariado ou de uma raça, não defenderam no século passado Marx, Lenin, Stalin, Che Guevara e Fidel e, os da direita, Hitler, apesar das mortes que causaram? Cada qual aceita seus dogmas e faz suas faz a suas escolhas. Não mataram em nome de Jesus e de Maomé? Eu proclamo que os que deram a vida e não mataram estão no céu… Meus dogmas aceitos são muito mais suaves.

Escolhi crer que Deus existe e esteve entre nós e ainda se manifesta. Respeito quem não crê em Deus ou crê, mas não crê como eu. Espero o mesmo respeito. Não sou tão tolo quanto pareço, nem os que duvidam são tão espertos e humanitários quanto parecem. Vivemos de apalpar o tempo e a eternidade, sem saber o que fazer com ambos. Então, cada um defina sua vida a partir do que acha que entendeu. E ponto final!

 

Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ

Form 2011


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Livro

    Cap.

    Ver.

    I CORINTIOS:15:22
    Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.
    15:23
    Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

  2. Meus Deus, por favor ajuda-nos a entender a Sua Palavra. Não permita que sua Sua Palavra seja distorcida de tal maneira que muitos se desviam. Ilumine nosso coração com a tua maravilhosa Luz. Por favor, peço-te que não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois, a Sua Palavra tem sido especulada tanto, e isso, tem arrastado a muitos para o abismo do hades. Em nome de Jesus, ajuda-nos Senhor a conhecer e prosseguir em conhecer-Te, porque fazendo isso, o Senhor se achegara’ como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. E’ tudo que eu te peço e agradeço, de hoje para todo o sempre, ámen!

  3. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

    1 Timóteo 2:5
    Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
    Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
    Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

    Hebreus 4:14-16

    1. Os católicos falam, defendem e querem impor a adoração a Maria como intercessora, mas nunca mostram na Bíblia onde isso está escrito. Sim Maria é um exemplo de mulher maravilhoso a ser seguido, como Rute, Esther, Dorcas e outras muitas mulheres, mas com muito mais respeito e amor por ter sido a mãe de nosso Salvador Jesus. Mas, por favor, endeusa-la! O que eu quero e até hoje ninguém me provou por A+B quem a nomeoou intercessora e mãe da humanidade. E não me venham com cartas, documentos feitos pelas mãos do homen. O único documento verdadeiro, que foi escrito pelo homem por ordem de Deus foi a Bíblia e nenhum mais. Quero uma prova na Bíblia.

      1. Pois é, e onde está escrito a religião protestante na bíblia? Já que é esse o seu ponto de partida? Nós católicos temos a palavra de Deus e temos a tradição da Igreja também como ensinamentos.

        Abraço!

        1. Olá, Fátima. Com todo respeito, digo a você que não há na Biblia nome de denominação, quer seja católico, protestante, entre outros. Existe sim, a igreja do Senhor, que está espalhada no mundo. Portanto, quem é igreja, segue a Palavra de Deus. E a Palavra de Deus é pra quem crer, não só dos irmãos católicos, mas de todos. E onde está escrito católicos na Bíblia? Somos igreja. E cabe ao Senhor Jesus, que sonda e conhece os corações e intenções, dizer quais são as pessoas que são igreja, independente do nome da religião que segue. Vamos nos ater mais na Palavra de Deus. Vamos procurar conhecer mais as escrituras, pois nela está escrito que erramos por não conhecê-la. A Bíblia tambe´m fala de tradições de homens, pra termos cuidado. A Bíblia é melhor, pe superior a tradições. Cuidado com as tradições religiosas que não estão escritas na Palavra. Paz e bem.

  4. Ah! Ainda sobre as pessoas estarem já com Cristo no céu, Paulo dizia, em seu tempo, o seguinte:

    “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir. Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo – o que seria imensamente melhor; mas, de outra parte, continuar a viver é mais necessário, por causa de vós…”. (Filipenses 1, 21-24)

    Será que Paulo desejaria morrer logo para esperar séculos, anestesiado em alguma parte, e só então encontrar Jesus? Porque, se for assim, ele já o estaria esperando há 2 mil anos. Mas o apóstolo fala com toda a convicção que não via a hora de se “desprender” do corpo para estar com Cristo. Ou seja, ele cria firmemente que, tão logo deixasse a vida terrena (o corpo físico), iria, em espírito, para junto de Cristo no céu.

    E não podemos esquecer que Paulo é justamente aquele que conta, em II Coríntios 12, 1-7, que foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir… Ele devia saber no que cria…