Formação

Primavera

comshalom

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira


Estamosno início da primavera. Nosso inverno não tem o rigor do hemisférionorte, em que as árvores perdem o verde e a neve branqueia a paisagem.Por isto, a chegada da primavera não desperta em nós a sensação de algonovo, como para os europeus e para os outros povos que sofrem o rigorda neve e a perda da beleza do verde.

Amigoalemão, com quem convivi longos anos, queixava-se por não sentir noBrasil, ao final do nosso inverno, a sensação da beleza de verreverdecerem-se as árvores e brotarem, nos canteiros e nos jardins,rosas e outras flores, como lá, ao despertar da primavera.

Mastambém nós temos algo de belo neste surgir da nova estação. Não épossível passar despercebido a nossos olhos o cenário novo dos ipêsfloridos, que enfeitam a orla das estradas. Suas flores cor de ouro,sopradas pelos ventos, forram o chão, atapetando o negrume da terra comfofa beleza de suas pétalas. De fato, é também para nós um cenário novoe colorido, mesmo sem ter sofrido o rigor do inverno.

Jáo Cântico dos Cânticos, na poesia epitalâmica do jovem enamorado,enaltece o surgir da primavera: “O inverno já passou. as flores jábrotaram. Ouve-se o trinado dos pássaros e sente-se o perfume dasflores.” Assim cantava ele à sua amada, passado o rigor do inverno.

Nãoparece extemporâneo pretender que este surgir de um novo tempo – aprimavera – seja amável convite da natureza para renovarmos a própriavida, aprimorando nossa convivência com os outros e nossosrelacionamentos.

Como passar do tempo, perdemos o viço, a beleza e as energias. Urge tornarmais bela a nossa vida, mais rica de flores e de frutos, imitando assima renovação vigorosa da primavera.

Deus,na sua paternal bondade, colocou nas nossas mãos e diante de nossosolhos a sua palavra, que nos ilumina e fortifica: é a EscrituraSagrada, que chamamos Bíblia. Estamos no Mês da Bíblia, convidados não só a ler, mas a aprofundar o sentido da mensagem divina.

Nosso coração pode iluminar-se com as luzes da palavra de Deus e assim reflorescer de belezas sobrenaturais.

A alma humana também tem primavera…


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *