Formação

Qual o sentido do seu trabalho?

comshalom

Diante das diversas atividades exercidas pelo homem, uma das principais é o seu trabalho. Mas qual o intuito do seu trabalho? Por que você trabalha? Apenas para sobreviver e alimentar o “seu eu” ou em vista de algo maior para o mundo?

O missionário da Comunidade Aliança Shalom Carmadélio Sousa fala ao comshalom.org sobre a importância do trabalho na vida do homem, baseando-se nos ensinamentos do Evangelho. Ele citou também a passagem de Gênesis 1, 26 – 28, em que Deus cria o homem à Sua imagem e semelhança e o fez dominador de todos os animais.

Segundo o missionário, “o trabalho humano faz parte da continuação do domínio da Terra por Deus, porque nós somos instrumentos de Deus. Deus quis que nós participássemos com Ele da construção de um mundo novo e nos dotou de liberdade, razão, inteligência, capacidade de trabalhar… que são as ferramentas humanas que nós precisamos para cooperar com a obra de criação Dele, porque, como diz São Paulo, nós somos cooperadores de Deus”.

O trabalho, quando focado apenas no próprio sustento e suprimento dos seus desejos e vontades, torna-se algo egoísta e centralizado. De acordo com Carmadélio, quando o trabalho é tratado apenas como meio de se manter, o homem não conseguirá perceber que o esse dom é uma expressão do cuidado de Deus pela humanidade e deixará de sentir-se coparticipante com o Senhor da construção de um mundo novo.

“Todos nós somos participantes desse domínio da terra, e Deus dotou cada um com dons diferentes. Não existe nenhum ser humano que apresente todos os dons. Na sua própria equipe, você pode perceber que sempre tem alguém que tem o que você não tem e que você tem algo que os outros não têm. Foi assim que Deus fez, foi assim que Deus quis. Você imagina uma pessoa que conseguisse ter dentro de si todos os dons, a ameaça que essa pessoa sofreria do orgulho de achar que é ‘o cara’? Por isso, nós somos limitados e na nossa limitação é que o nosso irmão de trabalho entra para complementar. Coisas que parecem até, em uma análise superficial, um defeito do outro, muitas vezes é aquilo que me falta”, continuou Carmadélio.

O trabalho é uma expressão do amor de Deus para a construção de um mundo novo, através dos dons que Ele deu a cada pessoa. Ele quer que cada homem e mulher sejam instrumento de Sua obra magnífica. E não deixou o trabalho para um grupo limitado de pessoas, mas para toda a humanidade que, ao unir dons, faz a sociedade avançar para um mundo novo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *