<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>
José Ricardo F. Bezerra
O mais antigo método recomendado pela Igreja para umaleitura orante da Palavra de Deus é o da “Lectio Divina”. É esta a suaseqüência: leitura, meditação, oração e contemplação. “Procurai pela leitura, eencontrareis meditando; batei orando, e vos será aberto pela contemplação”.(cf. Guigo, o Cartuxo – Catecismo § 2654). São passos simples, mas nem todos oseguem e deixam de ganhar graças especiais que o Senhor reserva para os fiéis.Eis aqui um desafio: Tome sua Bíblia, siga o método e comprove sua eficácia.
Hoje tomaremos um trecho do Evangelho segundo São Lucas,capítulo 11, do versículo 1º ao 13º. Leia-o com calma, pelo menos três vezes,procurando entender o que o texto diz.
Agora, com o texto lido, medite os versículos que mais lhechamaram a atenção para sua vida. Será que isso escrito há dois mil anos aindatem valor? Vejamos.
O primeiro ponto que observei foi que Jesus estava rezando“em certo lugar”. Que lugar seria esse? Para o ensinamento que vem em seguida,não importa. Mas para esta “lectio”, ele nos lembra que podemos rezar emqualquer lugar, embora haja lugares mais favoráveis para a oração. O próprioJesus nos dá o exemplo na procura de locais retirados (o deserto, o monte, umjardim…) (cf. Mt 14,23; 26,36; Lc 5,16; 6,12; 9,28) ou nos indica outros,como o Templo (hoje, uma Igreja ou Santuário) ou o quarto de cada um (cf. Lc18,10; Mt 6,6). Agora mesmo, no lugar em que você lê esta revista, você poderezar. Há diversos modos de oração. Santa Teresinha do Menino Jesus diz que “aoração é um impulso do coração, um simples olhar para o céu, um grito de amor egratidão na provação e na alegria; é algo enorme e divino que dilata o nossoíntimo e une a Jesus”. Eleve a Deus seu coração, e una-se a Ele. Aproveite estemomento único em sua vida.
Você notou também que Jesus se deixou observar em oração? Emoutro texto, o evangelho diz que Jesus se retirava sozinho para orar. Aqui, Elepropositalmente deixa que os discípulos o vejam rezando. Quando termina, umdeles pede: “Senhor, ensina-nos a orar…” Você já fez este pedido ao Senhor?Se fez, deve ter ouvido como resposta a mais bela e inigualável oração de todosos tempos: “Quando orardes, dizei: Pai-nosso…”. Ela é o “resumo de todo oEvangelho” conforme diz o Catecismo da Igreja que dedica a segunda seção daParte IV para ela (Cat § 2759-2865). A oração cristã é o objeto de toda a ParteIV que repassa os tipos de oração no AT e NT, culminando com o Pai-Nosso. Sepuder, leia-o, pois vale a pena. É de uma riqueza tamanha que já foi objeto demuitos escritos e ensinamentos que não teríamos como resumir aqui. Portanto,“pulemos” a oração do Pai-Nosso, ou retome-a depois.
Os versículos 5 a 8 falam de uma situação corriqueira, que ainda hojeacontece. Durante a noite, um amigo vai procurar outro pedindo três pães. Umpedido simples que é negado porque ele “já trancou a porta e seus filhos estãodeitados”. Jesus então diz que o amigo acabará sendo atendido por causa dainsistência, para se ver livre da chateação. E conclui nos exortando: “Pedi evos será dado, buscai e achareis; batei e vos será aberto. Pois todo o quepede, recebe; o que busca, acha; e ao que bate, se lhe abrirá”. E porque oMestre afirma que isto acontecerá? Porque se os pais terrenos sabem dar coisasboas aos filhos, “… quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que opedirem”. O Espírito Santo é a “boa coisa” por excelência que o Pai quer daraos seus filhos. Você viu que valor tem a nossa oração? Podemos pedir comconfiança que Ele nos dará, o Dom inefável do Pai, a Sabedoria de Deus, oParáclito, o Advogado. Você tem feito pedidos a Deus? O que você tem pedido?Coisas ou o Espírito Santo? Talvez você pense naquilo que já pediu e não foiatendido. Será que era o melhor mesmo para você? A “vantagem” de pedir oEspírito é que Ele transforma o nosso pedido conforme a vontade de Deus.
Observe outro detalhe na passagem. O amigo pediu emprestadosos três pães para matar a fome do seu hóspede. O Pai (humano) dá ao filho osalimentos necessários. Porém, o Pai do céu dá o Espírito Santo àqueles que opedirem para saciar o homem inteiro. Nas relações entre amigos, se empresta. Nafamília, há doação. Na relação com o Pai do Céu há doação perfeita e do Dommais precioso: o Espírito Santo.
Quanto motivo para iniciar nossa oração, não é mesmo? Inicieentão sua oração agradecendo ao Pai: “Obrigado Senhor por nos teres enviadoJesus. Obrigado pelo envio do Espírito Santo em Pentecostes e nos Sacramentosdo Batismo e do Crisma. Quero te pedir, Paizinho, renova a minha vida. Faz-meser cada vez mais como Jesus. Ama em mim os teus filhos e filhas. Que todos teconheçam e cheguemos juntos à tua Casa”. Continue sua oração espontaneamente…
Novamente tomemos o Catecismo da Igreja o qual nos ensinaque “em cada momento de oração, você pode usufruir da contemplação. Acontemplação é olhar de fé fito em Jesus. "Eu olho para Ele e Ele olhapara mim", dizia, o Cura d’Ars em oração diante do Tabernáculo. Essaatenção a Ele é renúncia ao "eu". Seu olhar purifica o coração. A luzdo olhar de Jesus ilumina os olhos de nosso coração; ensina-nos a ver tudo naluz de sua verdade e de sua compaixão por todos os homens. A contemplaçãoconsidera também os mistérios da vida de Cristo, proporcionando-nos "oconhecimento íntimo do Senhor", para mais O amar e seguir” (Cat § 2715).
Claro que a partilha acima representa apenas alguns pontospossíveis numa lectio deste trecho. O Senhor comunica-se com cada fiel demaneira única como só Deus sabe. O belo é saber que Ele nos ama e a cada diapodemos encontrá-lo na sua Palavra.
Ao final de sua Lectio, não se esqueça de anotar o que oSenhor lhe falou para que nada se perca. Partilhe com outros irmãos e irmãsesta Obra de Deus em sua vida. Se quiser escreva-nos.
Até a próxima!
Shalom!