Formação

Quem é este homem?

comshalom

José Ricardo Bezerra
Comunidade Católica Shalom – Revista Shalom Maná

Esta é uma seção diferente da Revista Shalom Maná. Oobjetivo dela é levá-lo a ler e meditar com a Palavra de Deus através do antigoe comprovado método da Lectio Divina, que consiste em quatro passos: leitura,meditação, oração e contemplação. 

Antes de iniciar a leitura desta página, peça o auxílio doEspírito Santo, Aquele que inspirou os autores sagrados a escreverem o que Deusquis para que você entenda o quê e o para quê foi escrito. Oremos: “Ó vindeEspírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo dovosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis aface da terra”. Oremos: “Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéiscom a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisassegundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhornosso. Amém”.

Neste mês tomemos o capítulo 9 do Evangelho, segundo Lucas,dos versículos 7 a9, e façamos uma Lectio com ele. Como são apenas três versículos, leia-os comatenção, pelo menos três vezes à meia voz.

“O tetrarca Herodes, porém, ouviu tudo o que se passava, eficou muito perplexo por alguns dizerem: É João Batista que foi ressuscitadodos mortos; e outros: É Elias que reapareceu; e outros ainda: É um dos antigosprofetas que ressuscitou. Herodes, porém, disse: ‘A João, eu mandei decapitar.Quem é esse homem, de quem ouço tais coisas?’ E queria ver Jesus.”

Herodes se interessava sobre tudo o que acontecia em Israel. Prendeu JoãoBatista que o havia censurado por causa de sua união ilícita com a mulher doseu irmão, Filipe (cf. Mc 6,17-29). Ficou muito triste quando teve que matá-loa pedido de Herodíades devido ao juramento que fizera em seu aniversário. Com amorte de João, a pregação, os milagres e sinais de Jesus passaram a dominarcompletamente os comentários do povo. Herodes, tendo consciência do seu crimeem relação ao Batista, se perguntava sobre quem seria aquele homem que eleouvia falar aquelas coisas. Jesus sabe do interesse do tetrarca, mas não sedeixa manipular. O encontro tão esperado por Herodes com Jesus somente ocorreráquando Pilatos o envia para que ele o interrogue (cf. Lc 23,8-12). Jesus nadalhe responde. A presença marcante do Mestre seria suficiente, mas Herodes perdea grande oportunidade de sua vida e trata-o com desprezo e escárnio.

Como Herodes, você também quer ver Jesus? Como Ele lheparece? O que Jesus tem a lhe dizerhoje? Herodes estava curioso sobre quem era Jesus. E para você? Quem é estehomem?

Nos Evangelhos encontramos muitas afirmações sobre Jesus.Ele mesmo afirmou algumas coisas sobre si. Tome algumas afirmações e vámeditando e rezando sobre o que cada uma delas representa para você: JesusCristo, Filho de Deus. (Mt 4,3; Mc 1,1; Lc 1,35; Jo 1,49); Jesus Cristo, Filhode Davi, filho de Abraão. (Mt 1,1); Jesus, o Cristo, Filho de Maria, esposa deJosé. (cf. Mt 1,16); Seu nome será Jesus, pois salvará seu povo dos seuspecados. (cf. Mt 1,21; Lc 1,31); Ele será o Emanuel, o Deus – conosco. (Mt1,23); Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo. (Lc 1,32); O Reieterno. (Lc 1,33); O Rei dos judeus. (Mt 2,2; Jo 18,37); O Senhor. (Lc1,43.76); O Sol nascente que veio nos visitar. (Lc 1,78); Salvador,Cristo-Senhor. (Lc 2,11); O Verbo-Deus. (Jo 1,1); A Vida. (Jo 1,2; 14,6); A Luzverdadeira. (Jo 1,9); O Filho único do Pai. (Jo 1,18; 3,18); O Eleito de Deus.(Jo 1,34); O que batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mt 3,11); Ele terána mão uma pá: vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro. (Mt 3,12);O Filho amado do Pai. (Mt 3,17); O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.(Jo 1,29); O Carpinteiro de Nazaré, o Filho de Maria. (Mc 6,3); O Filho doHomem. (Mt 8,20; Jo 1,51;3,13;9,35); O que perdoa pecados. (Lc 5,24); O Santode Deus. (Mc 1,24); Um grande profeta. (Lc 7,16; Mt 21,11); O que dá ordens aovento e ao mar e estes lhe obedecem. (Lc 8,25); O Filho do Deus Altíssimo. (Lc8,29); O Esposo. (Jo 3,29); A Água Viva que sacia a sede dos que forem a ele.(cf. Jo 4,10; 7,37-38); O Messias, (o ungido de Deus). (Jo 4,26); O Profeta quehavia de vir. (Jo 6,14; 7,40); O Pão da Vida. (Jo 6,48); O Pão Vivo descido docéu. (Jo 6,51); O que tem palavras de vida eterna. (Jo 6,68); O que existeantes de Abraão. (Jo 8,58); A Luz do mundo. (Jo 9,5); O Bom Pastor. (Jo 10,14);A Porta. (Jo 10,7.9); O Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mt 16,15); O Mestre eSenhor. (Jo 13,13); O Caminho (Jo 14,6); A Verdade. (Jo 14,6); A VerdadeiraVida. (Jo 15,5); O que envia o Paráclito, o Espírito da Verdade, o EspíritoSanto. (Jo 15,26); O que vence o mundo. (Jo 16,33); O anunciado por Moisés epelos profetas. (Lc 24,25); O Ressuscitado que passou pela cruz e dá a Paz (cf.Jo 20,19).

 

Centenas de anos antes de Cristo, o profeta Isaías já haviaescrito: “…nações numerosas ficarão estupefactas a seu respeito, reispermanecerão silenciosos ao verem coisas que não lhes haviam sido contadas e aotomarem consciência de coisas que não tinham ouvido”. (Is 52,15) Após tudo oque você meditou e rezou, que tal ficar em silêncio, contemplando o mistério deJesus?

Ao concluir uma Lectio, lembre-se de anotar em seu cadernode oração as graças que o Senhor o(a) fez experimentar.

 

Até a próxima!Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *