Formação

Quem foi Santo Inácio?

comshalom

Inácio de Loyola, basco de nascimento, passou seus primeiros trintaanos freqüentando cortes e servindo reis e príncipes. Sua atençãoesteve sempre voltada para conquistas femininas e lutas armadas. Em umadessas, quando defendia Pamplona do ataque francês, teve seu joelhoatingido por um fragmento de bala de canhão. Com isso, a derrota setornou evidente e Inácio foi levado para sua casa.

Durante otempo de convalescença pediu à sua cunhada livros de cavalaria. Comonão os encontrasse, mas sim apenas o da Vida de Jesus e o da Vida dosSantos, ele os leu.

Nos intervalos dessas leituras, eleaproveitava para fazer devaneios. Quando se imaginava nas corteseuropéias, conquistando mulheres ou travando alguma batalha, sentia-sebem e contente, mas logo depois, vinha um grande vazio. Quando seimaginava vivendo a pobreza de São Francisco de Assis ou pregando oEvangelho como São Domingos, também ficava feliz, só que essafelicidade e alegria permaneciam por longo tempo. Usando suainteligência, Inácio foi percebendo que Deus o convidava a mudar devida e que a derrota de Pamplona não foi um fato qualquer, mas aocasião facilitadora para um reencontro com o sentido da vida.

Apósuma vigília na abadia beneditina de Montserrat, diante da imagem daVirgem Maria, fez sua confissão geral e desceu para viver nas grutas deManresa. Lá passou onze meses fazendo orações e tendo experiênciasmísticas que depois, registradas no papel, tiveram o nome de ExercíciosEspirituais.

Mais tarde, em Paris, Inácio reuniu um grupo deestudantes da Sorbonne e após um tempo fizeram o voto de consagração aDeus em Montmartre. Anos depois, esse mesmo grupo fez os votosreligiosos em Roma, diante do quadro de Maria, Saúde do Povo Romano, naBasílica de São Paulo Fora dos Muros.

Esse grupo fundou aCompanhia de Jesus, Ordem que colaborou para a restauração católica noséculo XVI e para a renovação missionária da Igreja.

Inácio deLoyola tem uma grande ligação com a evangelização do Brasil. Devemos aele o envio dos primeiros jesuítas à nossa terra, ou seja, os primeirosmissionários que vieram com um plano de ação evangelizadora.

Inácio morreu em Roma em 1556 e está sepultado na Igreja do Gesù, sob o altar a ele dedicado.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *