<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>
“Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha seráelevado”. No caminho quaresmal, Deus, por ação da sua graça, vai inserindo emnós numa postura de penitência e de desejo pela vida santa. Colhemos do amor deDeus a graça de vida nova que reflete na conversão de vida. Porém, não podemoscair no engano da soberba, de pensarmos que a nossa vida de pecado está sobrecontrole, e que por conta disso passo a olhar com uma postura de julgamentodiante dos pecados dos outros. Isso é um grande risco!
A vigilância na quaresma requer sempre o conhecimento danossa condição de pecador: “Eis que eu nasci na culpa, e a minha mãeconcebeu-se no pecado” (Sl. 51,7). Ao reconhecer o nosso pecado, Deusopera em nós a necessidade de mudança de vida, e é só sobre a ação da graça deDeus que podemos cantar o cântico novo, viver uma vida nova, sob a ação doEspírito Santo.
Não se podefalar de vida nova sem viver um caminho de cruz. A cruz é essa via dehumilhação que gera a exaltação dada ao homem por Deus, a perfeita participaçãoda glória de Deus que é dada pela ressurreição. Assim, sem humilhação, pelaconversão, não se pode falar em vida plena, dada em Cristo. Da mesma formaque Deus se humilhou para nos dá a glória que é a salvação plena, só podemoscomungar da vida em Cristo por meio da via de abaixamento e humilhação na cruz.