Formação

Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

“Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha seráelevado”. No caminho quaresmal, Deus, por ação da sua graça, vai inserindo emnós numa postura de penitência e de desejo pela vida santa. Colhemos do amor deDeus a graça de vida nova que reflete na conversão de vida. Porém, não podemoscair no engano da soberba, de pensarmos que a nossa vida de pecado está sobrecontrole, e que por conta disso passo a olhar com uma postura de julgamentodiante dos pecados dos outros. Isso é um grande risco!

A vigilância na quaresma requer sempre o conhecimento danossa condição de pecador: “Eis que eu nasci na culpa, e a minha mãeconcebeu-se no pecado” (Sl. 51,7). Ao reconhecer o nosso pecado, Deusopera em nós a necessidade de mudança de vida, e é só sobre a ação da graça deDeus que podemos cantar o cântico novo, viver uma vida nova, sob a ação doEspírito Santo.

Não se podefalar de vida nova sem viver um caminho de cruz. A cruz é essa via dehumilhação que gera a exaltação dada ao homem por Deus, a perfeita participaçãoda glória de Deus que é dada pela ressurreição. Assim, sem humilhação, pelaconversão, não se pode falar em vida plena, dada em Cristo. Da mesma formaque Deus se humilhou para nos dá a glória que é a salvação plena, só podemoscomungar da vida em Cristo por meio da via de abaixamento e humilhação na cruz.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *