Notícias

Razões para rezar o Rosário

Os santos afirmavam. Os papas indicam. Há um poder na oração do Santo Terço. Mas, já parou para descobrir por quê?

comshalom

Uma oração simples e humilde, mas carregada dos mistérios da vida de Cristo. Rezar o Rosário é contemplar Cristo com Maria. São João Paulo II afirma: “o Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade!

Estamos contemplando a Igreja que nasce com Maria, a mãe de Jesus. Primeiro, a Igreja na pessoa de Cristo que é a cabeça, nasce no ventre de Maria; a Igreja de Cristo que padece na cruz com Maria ao lado. A Igreja que nasce na força e no poder do Espírito Santo, nasce com a presença de Maria.

 Esta é uma oração poderosa, piedosa e eficaz que Deus nos deu de presente para nos relacionarmos com Ele. Mas não é uma repetição de ‘Pais Nossos’ e ‘Aves Marias’. O Pai Nosso é uma relação com Deus, é uma viagem nos mistérios principais de nossa fé.

Leia também| Como rezar bem o Rosário

Os santos da Igreja são nossos grandes mestres na arte de amar a Deus. Reunimos aqui os motivos que São Luís Maria Grignion de Montfort e o Beato Alano de la Roche nos dão algumas razões para rezar o terço, com base nos benefícios desta oração.

Segundo São Luís Maria Grignion de Montfort, o terço:

  • Eleva-nos insensivelmente ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo;
  • Purifica as nossas almas do pecado;
  • Faz-nos vitoriosos contra todos os nossos inimigos;
  • Torna-nos fácil a prática das virtudes;
  • Abrasa-nos no amor de Jesus Cristo;
  • Enriquece-nos de graças e de méritos;
  • Fornece-nos com o que pagar todas as nossas dividas com Deus e com os homens;
  • Por fim, faz-nos obter de Deus toda espécie de graças.

E o Beato Alano de la Roche acrescenta que o Rosário é um manancial e depósito de toda espécie de bens:

  •  Aos pecadores obtêm o perdão;
  • As almas sedentas saciam-se;
  • Os que choram encontram a alegria;
  • Os que são tentados, a tranquilidade;
  • Os pobres, socorridos;
  • Os religiosos, afervorados;
  • Os ignorantes, instruídos;
  • Os vivos vencem a vaidade, e as almas do purgatório encontram alívio.

As contemplações do Rosário

Desde o princípio, o Rosário era constituído pelos 15 principais mistérios. Mas, o Papa João Paulo II nos presenteou com os mistérios luminosos, de modo, que quando um terço a cada dia, estamos contemplando e mergulhando nos mistérios de nossa fé.

 Então, não se apague, apenas a quantidade de terços rezados, mas a qualidade da contemplação de cada mistério. Deus vê a intenção do coração, por isso, o que vale não é a quantidade de ‘Aves Marias’ rezadas, o que vale é mergulhar nos mistérios da nossa fé.

Maria esteve sempre com Cristo

Maria está nos levando a isso, desta forma, estamos rezando e contamos com a ajuda dela para adentrar na vivência de Jesus. Afinal, Maria esteve em todos os mistérios da vida de Cristo. Desde o primeiro quando o anjo Gabriel anuncia que ela seria a mãe do Salvador, aos mistérios que vão se desenvolvendo, ela sendo visitada por Isabel, ela que dá à luz a seu filho Jesus, é ela quem está com Jesus aos pés da cruz.

No mistério das Bodas de Caná Maria se faz presente. É aquela mãe que não deixa passar despercebido nada que o filho vive. Maria, a mãe de Jesus Cristo, a filha amada do Pai, a esposa do Espírito Santo se faz presente nos mistérios da vida de Cristo, porque a mãe que acompanha o filho é a mãe que nos acompanha em nossa caminhada de fé.

Com ela, tem uma grande intercessora no céu, coroada de flores, Rainha do céu e da terra, Mãe de Deus e nossa mãe, a Rainha da Paz, Porta do Céu e Esposa do Espírito. Conte com a poderosa arma que é a oração do Rosário, pois ele comtempla toda a vida de Jesus e eleva o estado de graça.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.