Formação

Recomeçam as aulas

comshalom

 

escola

1. Educar é um ato de amor. Pascal dizia que um gesto de amor vale mais que toda a massa de matéria do universo. O professor ama seus alunos como filhos. Sente-se aliado deles, participante de suas vidas, sua história e seu destino. Aluno é um filho a ser projetado na vida. Professor que ama não é mero profissional, espectador, assistente, muito menos múmia embalsamada. Pelo contrário, coloca coração, emoção e oração no seu trabalho, porque amar é compreender, amar é cuidar, amar é doar-se, amar é promover o outro.

2. Educar não é só uma profissão, é uma missão. Para ser missão o ato de ensinar é uma vocação, um chamado, um dom. O profissional é um técnico, cumpre deveres, marca ponto, mas não está motivado, entusiasmado, empolgado com sua tarefa. Arrasta-se, reclama, murmura, desanima. O educador que se sente vocacionado tem prazer em ensinar, gosta do que faz, crê no que faz, ama o que faz. Seu bom humor, sua competência, sua fé conferem sentido, motivação e estímulo ao seu trabalho que é uma missão. Joga fora a indiferença, a apatia, o desinteresse. Não procura vencer, mas convencer. Repassa ao aluno o gosto e o prazer de aprender.

3. Educar é gesto político, não partidário. Trata-se de formar a consciência, preparar líderes, despertar opções, ativar potencialidades. Educar é um ato político porque significa ajudar na transformação da realidade, na promoção do bem comum, na gestação de uma sociedade nova. Não basta a modernização das escolas, mas transformação da realidade pelo desenvolvimento das pessoas, exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

escola2

4. Educar não é só ensinar, é também aprender. O educador ensina aprendendo, nunca deixa de ser discípulo, nunca pára de se atualizar, de buscar cultivo e crescimento. Ele aprende com os alunos, com os outros colegas, com a direção da escola, com a experiência de vida. Participa das reuniões, cumpre os compromissos, atualiza-se no seu campo, deseja ser mais. Não se contenta em aplicar metodologia, técnicas, mas desenvolve sua sensibilidade, emoção, transformando a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.

5. Educar é um ato sacerdotal. A Bíblia ensina que os educadores brilharão no céu como estrelas. Jesus diz que seus nomes estão escritos no céu. Educar é ajudar o outro a ser melhor, ser mais, viver com dignidade. Educar é salvar as pessoas do desemprego, da inutilidade, do vazio. É oferecer oportunidade de sucesso, prosperidade, dignidade, aperfeiçoamento, conscientização. O educador é pontífice, é sacerdote, fabricador de pontes. Sua missão vai além dos horizontes da família e da sociedade.

Dom Orlando Brandes
Form Jul 2004


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *