Formação

Renovação

comshalom

A Quaresma nos prepara para a Páscoa.  O  que implica não somente mudanças de atitudes e hábitos,  mas uma  verdadeira renovação.  Ou seja,  estarmos prontos a assumir as novidades do Evangelho. Paulo apóstolo nos diz que é preciso deixar o velho fermento da intriga, da maldade, para celebrarmos a vitória pascal de Cristo e, assim, nos  tornarmos  novas  criaturas.

Encontramos,   no  itinerário quaresmal, os elementos necessários para essa renovação: a leitura orante da Palavra de Deus, a oração  e a renúncia  em favor  dos irmãos e irmãs,  com a prática do jejum  e  da esmola.
O jejum e a esmola não se limitam à privação de alimentos, a evitar excessos no beber e nas compras, a colocar um pouco de dinheiro nas mãos dos pobres. Mas, jejum e esmola, devem se transformar em gestos concretos de partilha e solidariedade. Partilhar os bens significa ofertar o nosso tempo, conhecimento, energia e posses, às pessoas angustiadas, tristes, desencantadas com a vida e mergulhadas na exclusão social. É o que temos chamado de humanização dos nossos relacionamentos e de toda   a pastoral. A humanização tem a ver com qualidade de vida,  crescimento espiritual e, portanto,  felicidade.  Podemos  dizer que assim como esmola e o jejum são os braços abertos e estendidos para alcançarmos  nossos  irmãos  e  irmãs, a oração humilde e sincera nos coloca em sintonia com Deus.
A  oração brota da escuta atenta da Palavra de Deus.  Através da  Palavra proclamada na liturgia, aos domingos e dias semanais, vamos nos aprofundando no conhecimento do mistério de Cristo, sua morte,  ressurreição e glorificação. E tomamos consciência das exigências do discipulado, hoje, no contexto social em que vivemos.
Na Quaresma deste ano, a Campanha da Fraternidade nos convoca a cuidar da vida do nosso planeta, evitando o aumento do aquecimento global, do assim chamado efeito estufa. Podemos começar com empreendimentos factíveis como utilizar melhor a água, evitar o consumismo compulsivo, reciclar o lixo…

+ Joviano de Lima Júnior,sss
Arcebispo de Ribeirão Preto


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *