Leon Tolstoi foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Tolstoi era atormentado com questões sobre o sentido da vida, não pôde encontrar resposta na filosofia e nem na ciência. Vivendo uma vida simples como a dos camponeses, fazendo o bem ao próximo e seguindo os ensinamentos de Cristo foi onde conseguiu sua paz interior e ideal de vida.
As três visitas de Deus é composto por três histórias que envolvem amor, solidariedade e compaixão. A primeira conta a história de um sapateiro, um homem muito íntegro que perdeu sua mulher e filhos. Ele vive tristemente, angustiado, implora a Deus que o leve da terra até que um dia conversa com um homem que lhe diz para ler o evangelho, a partir daí sua existência toma um novo sentido, o que o enche de alegria e vigor.
Na sequência, a segunda história nos ensina sobre como orar e conversar com Deus e a última nos fala de uma maneira simples mas muito bela da providencia divina, sobre o que há no homem, o que não é dado ao homem saber e aquilo de que vivem os homens.
Nas três histórias a mensagem de Tolstoi é bem clara, fazer o bem ao próximo. O livro é curto e de leitura muito agradável, ao final de cada história uma surpresa nos toca e sensibiliza, vale a pena a leitura! Onde existe o amor Deus está também!
Anderson Fernandes Pessoa