Notícias

Retiro da Grande Comunidade aprofunda a experiência de um “Tempo Novo” no Shalom

O evento abordou o tema “Tempo Novo” e reuniu cerca de 270 missionários da Comunidade Shalom.

comshalom

Momentos de louvor, oração, adoração e formação marcaram a edição 2020 do Retiro da Grande Comunidade no Shalom Sobral. O evento, realizado de forma online nos dias 7 e 8 de novembro, abordou o tema “Tempo Novo” e reuniu cerca de 270 missionários da Comunidade Católica Shalom.

Na pregação com o tema central, o fundador da Comunidade Shalom Moysés Azevedo refletiu acerca da esperança que nos fará viver os tempos de mudança no pós-pandemia. Moysés também relembrou o Papa Francisco e a exortação apostólica Evangelii Gaudium. “Não podemos fazer as mesmas coisas que fazíamos da forma como nós fazíamos. Precisamos ter um olhar pascal para nos prepararmos para o que ainda virá. Precisamos ter esperança porque Jesus é o Senhor da história; esperança no ‘por vir’”.

“O consagrado não escolhe mais entre o que é bom e o que é mau, mas entre o que é lícito e o que é santo” (Wedson Araújo)

O responsável pela Comunidade Shalom em Sobral, Wedson Araújo, proferiu a primeira palestra com o tema da recriação que ocorre em uma via de purificação que passa pela cruz e pela eucaristia. “O consagrado não escolhe mais entre o que é bom e o que é mau, mas entre o que é lícito e o que é santo”, destaca.

Na dimensão da santidade, o missionário da Comunidade de Vida Shalom Pe. Paulo Henrique abordou o tema do arrependimento. “Estamos inseridos no contexto da história e vivemos as dores, alegrias e esperanças. Deus se utiliza de todas as coisas para nos fazer santos. Ele quer construir a Jerusalém celeste”, diz. 

O missionário da Comunidade de Aliança Shalom, o psicólogo Júnior Nogueira trouxe a dimensão da reparação de brechas em sua pregação. “O tempo novo passa pela reparação de brechas, as brechas que nos impedem de ser um corpo compactado”, ressalta. Entre as formas de reparação estão a adoração, a intercessão, o rosário, a conversão, a oblação e a reconciliação.

Missionários da Missão de Sobral participam de forma online do Retiro da Grande Comunidade

Apesar de ser on-line, os participantes do retiro foram orientados a viverem os momentos formativos juntos em pequenos grupos para favorecer as partilhas. Foi o caso da irradiação de Massapê. A coordenadora da irradiação, Karen Suellen Pereira Melo, garante que o Retiro da Grande Comunidade foi de grande importância. “Foi possível perceber o novo que Deus nos insere como Comunidade e missão, principalmente. Apesar dos imensos desafios de participar de momentos de oração e formação online, Deus mais uma vez me surpreendeu e me fez perceber este novo”, garante.

Segundo o responsável pela Comunidade Shalom em Sobral, Wedson Araújo, grandes foram os frutos do evento. “Um grande dom de Deus para a vida da missão. O Senhor realizou grandes obras de retorno e de conversão no corpo comunitário, nos curando em meio às nossas fraquezas, nos reconciliando e reenviando para um novo testemunho”, ressalta.

Wedson disse ainda que, apesar de ter sido na versão online, foi possível ter uma vivência concreta do ‘tempo novo’. ” Apesar de perdas na vivência fraterna e nos momentos comunitários de oração presencial trago a certeza de que o Senhor não se deixou vencer em generosidade e trabalhou livremente na vida de quem livremente se dispôs à ação da graça”, completa.

Por Teresa Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *