Na manhã de domingo (31), os participantes do Retiro de Autoridades 2014 participaram de Missa presidida pelo missionário da Comunidade de Vida Shalom, padre João Wilkes Chagas Júnior. Na homilia, o sacerdote tratou do seguimento de Cristo, segundo o Evangelho do dia (Mt 16, 21-27), e destacou três passos do caminho esponsal de Jesus.
Confira:
1. Renuncia a ti mesmo
Não queira ser o centro do universo
Não queira emergir a todo custo.
2. Toma a tua cruz
Não tenhas medo de amar até perder-te
A cruz não é o emblema da dor, mas a medida do amor de Deus, mesmo que algumas vezes o amor comporte a dor.
3. Segue-me
Compartilha a dor de Jesus, seus sonhos e seus projetos;
À medida que ouves a sua palavra, és plasmados por Deus.
Segundo o sacerdote, a Palavra de Deus traz uma linguagem esponsal. Começa com o homem que diz querer a intimidade com o Senhor e termina com o “Maranatha!”, “Vem Senhor Jesus”. Citando os profetas e santos que experimentaram do seguimento de Jesus Cristo em meio à perseguição e dor, afirmou: “É duro seguir-te, mas é impossível te deixar”.
“Essa linguagem [do amor esponsal] é uma exegese e uma atuação do amor de Deus”, destacou.
Padre João mencionou o santo celebrado na quinta-feira (28), véspera da abertura do retiro de autoridades. “Era Santo Agostinho, que dizia ‘Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz’.” Já na sexta-feira, a memória do batismo de São João Batista marcou o início do encontro.
“João Batista anunciava a vinda do esposo. Os profetas, incluindo Jeremias, falam da dor da ausência da voz de Deus. ‘Eu escuto a voz do esposo que me enche de alegria’ diria João Batista antes de falecer. Nosso caminho tem uma chave esponsal, por isso, por essa ótica podemos entender tudo”, afirmou.
A segunda leitura alude aos sacrifícios e às renúncias experimentadas por quem deseja viver com o esposo. “Para viver isso precisamos ter um coração apaixonado, um coração seduzido como nos diz hoje Jeremias: Seduziste-me Senhor!”
Jeremias diz que quando teve vontade de desistir, Deus gerou nele um fogo que o aquecia.
“Ninguém pode dizer que se casou enganado com o Senhor, pois ele sempre disse como ia ser”, disse o sacerdote.
Padre João concluiu a homilia citando o Escrito Amor Esponsal como texto que aborda essencialmente a misericórdia de Deus na Vocação Shalom.
“Jesus quando convida para segui-lo é um convite esponsal. Como o esposo que diz a esposa prometendo-lhe o para sempre”, afirmou.
O retiro
Com o tema “Kairós de Misericórdia”, o encontro teve início nesta sexta-feira (29), com Missa às 19h, e será concluído no domingo (7), com celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio, ambas no Centro de Evangelização Shalom da Paz, em Fortaleza. Os trabalhos acontecem no Centro de Espiritualidade Santa Teresa (Cest).
Participam do Retiro os responsáveis locais das Missões em 65 Dioceses do Brasil e em 20 países, coordenadores de setores do Governo Geral (a Diaconia em Aquiraz), e alguns missionários convidados das comunidades de Vida e de Aliança. Moysés Azevedo apresentará o que Deus tem falado à Comunidade, especialmente nos últimos retiros do Conselho Geral e no Conselho Consultivo.
Leia mais:
Retiro de Autoridades: Encontro com Papa nos deu clareza da condução de Deus
Emanuele Sales e Franco Galdino