Começamos hoje o Retiro de Semana Santa da missão de Propriá. Toda Comunidade e Obra reunidos viveram a primeira manhã deste retiro, em espírito de silêncio e oração. Celebramos hoje a Paixão de Jesus Cristo, o dia em que sua oferta total na Cruz remiu os nossos pecados.
A Cruz para nós não é lugar de dor somente, mas uma dor que gera amor. Durante a pregação, foram abordados alguns temas que colocaram todo público sobre uma reflexão de onde é o nosso lugar na paixão de Cristo. Foi exposta a vida dos discípulos cada um no seu papel crucial diante deste momento. Assim, fomos chamados a ver qual discípulo se encaixa com o contexto de nossa vida. Seja Tomé, o incrédulo; Pedro, o que nega. Mas, em cada discípulo encontramos a nossa via com a Morte de Cristo.
Depois da pregação houve um momento de oração com a Via Sacra, que abordava o tema da ‘misericórdia’, cujo é também o tema principal do retiro “Deus rico em misericórdia”. Um profundo encontro de oração na dramatização do Cristo Flagelado. No mistério da Cruz encontramos a maior fonte de misericórdia.
Com o coração em silêncio, aguardamos o Domingo da Ressurreição. Na certeza de que não há Ressurreição sem Cruz e nem Cruz sem Ressurreição. Por isso, beijamos a paixão de Cristo que nos liberta de tantas coisas, nos dando assim vida em Sua morte.
Por Flávia Barreto – Sec. da Unidade