Institucional

Retiro do Regional Nordeste 1 reúne líderes em Natal

comshalom
Foto: Fabiano de Lima
Foto: Fabiano de Lima

Pastores de diversos estados que compõe o Regional Nordeste 1 da Comunidade Católica Shalom estiveram reunidos neste fim de semana (11 e 12/10) em Natal.  Na ocasião,  os pastores tiveram a oportunidade de aprofundar a mentalidade e a visão do Plano Evangelizador e do Caminho da Paz bem como a importância de se gerar novas lideranças dentro da Obra.

De uma forma prática, os pastores foram conduzidos a uma experiência de Deus renovada, a conversão de coração e a renovação  do ministério.  O missionário da Comunidade de Vida Shalom e seminarista Franco Galdino conduziu os trabalhos, que contou ainda com a participação do Responsável Local da missão de Natal e coordenador do Regional Nordeste 1 Kleber Marinho abordando a importância do discipulado.

Franco explica que o retiro  visa a formação dos pastores dentro dessa visão, “fazer com que a ovelha dele viva um itinerário espiritual, fazê-lo compreender este itinerário e viver dentro deste itinerário é fundamental, porque se não a pessoa vive perdida dentro de alguma coisa que ela tem que ser e não sabe o que é” pontua.

bCom momentos de oração pelas manhãs os líderes tiveram a oportunidade de aprofundar o chamado a Vida de Oração, onde todos foram convidados a “entrar pela porta”, onde o próprio Cristo é a Porta que ao ser adentrada permite que pastores se tornem pastores a Sua estatura, configurados a Ele.  “Porque se não for desta forma se vira mercenário e se não for na oração se vira só boa vontade” elucida o seminarista.

Tira dúvidas e celebração

As tardes foram de formação, explicando-se e tirando-se dúvidas do Caminho da Paz e do Plano Evangelizador.  Foi abordado e até mostrado na prática também como devem acontecer os acompanhamentos com uma oração inicial, um momento de partilha e a oração pela ovelha.

Outro momento que marcou os líderes foi o da celebração que tocou em três pontos fundamentais: A experiência de Deus renovada, a conversão de coração e a renovação  do ministério.

c

Esta renovação a partir de uma nova experiência com a misericórdia de Deus, o pastor que se reconhece pecador, fraco, impotente, mas que conta com a Graça de Deus,  a Misericórdia de Deus que o escolhe novamente, que o elege e que o faz continuar crescendo e continuar querendo dar a vida pelas ovelhas, transbordou também para as ovelhas que estavam servindo no retiro de seus pastores, como explica a Manu.

Ela diz que o prazer de servir, de dar o sim, de poder ofertar o fim de semana pelos pastores onde normalmente são eles quem dão a vida, foi muito boa.  Manu fala ainda que o retiro também é muito importante porque “tudo que eles estão aprendendo é para nos passar, então o que eu crescer é graças a eles, com o momento de oração deles, com o momento de estar diante de Jesus de joelhos, pedindo por cada ovelha, eles rezando tornam-se um espelhos para nós, conta.

d2

A responsabilidade do pastor com as ovelhas e a importância de cada vez mais se formar novas lideranças foram dois pontos destacados pelo Responsável Local de Maceió, Darlan que também participou do evento.  “Esse retiro é muito importante porque é uma oportunidade de formar os pastores na mentalidade do carisma e de termos uma experiência com Deus, e a partir desta experiência, sermos instrumento de Deus na vida daqueles que Deus nos confiou através do Pastoreio” disse.

Para o Responsável Local de Natal, o retiro se torna um marco na forma de pastorear dentro da Comunidade hoje.  “Eu já vejo os pastores muito entusiasmados para poder voltarem para os Grupos de Oração  com tudo o que viram e vivenciaram aqui, o que já é muito frutuoso para toda a Obra Shalom”.

Por Luiz Eduardo Andrade

Confira a galeria de fotos:https://comshalom.org/galleries/retiro-regional-nordeste-1-natal/


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *