Formação

Sábado Santo: a noite escura das almas iluminadas pela esperança

Hoje a Igreja anima e estimula seus fiéis, por meio dos ofícios litúrgicos,
a mergulharem na mística silenciosa do Sábado Santo.

comshalom

De fato, esse é um dia marcado por um “silêncio escuro”, entretanto, cheio de esperança. Cada fiel é hoje animado a um mergulho confiante na memória das promessas de Deus. Dia de um prelúdio silencioso, em preparação para a grande Noite, a noite da Vigília Pascal. Apesar da necessidade de meditar sobre a ausência do Rei, não é um silêncio somente de luto, pois nós, cristãos, acreditamos que a dor e a morte não têm a última palavra, Jesus, o Shalom do Pai, é o verdadeiro Vitorioso. 

Assim, o silêncio desse dia deve ser de uma espera confiante, em um estado de alma que brota da certeza de que a morte não venceu. Como Jesus prometeu, esse silêncio se transformará em louvor e ação de graças na Vigília Pascal. Neste dia santo, sobretudo na parte da manhã, podemos realizar nas nossas Igrejas e capelas momentos de espiritualidade, a fim de favorecer uma contemplação mais profunda desse grande mistério de Jesus que dorme, mas que também desce à mansão dos mortos para resgatar o Seu povo. Entre as devoções que podem nos ajudar, estão a oração do Ofício das Trevas, a meditação da Via Sacra e a oração dos mistérios dolorosos e gloriosos do Santo Terço. 

Dia de mortificação, silêncio e penitência

Vale recordar ainda que o Sábado Santo deve ser um dia de mortificação, silêncio e penitência, ou seja, evitando excessos no falar, no comer, no beber, no uso da internet etc. Afinal, ainda estamos no espírito da dor pela morte incruenta de Jesus, por isso, a modéstia é aconselhável. Em muitas Igrejas, capelas e santuários acontecem as confissões sacramentais, haja vista o espírito desse dia ser favorável ao arrependimento e à reconciliação. O Sábado Santo é uma oportunidade excelente para aquela mudança de vida que não foi possível alcançar durante a Quaresma ou mesmo durante uma vida inteira de lutas pela superação do pecado. Tudo isso, se bem vivido, nos preparará para colhermos a incalculável alegria da Ressurreição. 

Que a santa expectativa da Ressurreição de Jesus nos traga a esperança de vivermos dias melhores, dias mais santos. Que Deus renove toda a Criação e ressuscite no coração dos fiéis os  sonhos, as esperanças e os retos desejos de amá-Lo e servi-Lo. Que esses tempos incertos de pandemia e guerras, iluminados pela experiência de Jesus que rompe as trevas por Sua resplandecente graça, sejam instrumentos de grande aprendizado e conversão. Que Deus nos ilumine e conduza. 

Shalom!

Retiro de Semana Santa Shalom 2022

 A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril  de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição. 

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Meditações para a Semana Santa 

Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.

Adquira o livro Meditações para a Semana Santa

Serviço

Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube 
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.