De fato, esse é um dia marcado por um “silêncio escuro”, entretanto, cheio de esperança. Cada fiel é hoje animado a um mergulho confiante na memória das promessas de Deus. Dia de um prelúdio silencioso, em preparação para a grande Noite, a noite da Vigília Pascal. Apesar da necessidade de meditar sobre a ausência do Rei, não é um silêncio somente de luto, pois nós, cristãos, acreditamos que a dor e a morte não têm a última palavra, Jesus, o Shalom do Pai, é o verdadeiro Vitorioso.
Assim, o silêncio desse dia deve ser de uma espera confiante, em um estado de alma que brota da certeza de que a morte não venceu. Como Jesus prometeu, esse silêncio se transformará em louvor e ação de graças na Vigília Pascal. Neste dia santo, sobretudo na parte da manhã, podemos realizar nas nossas Igrejas e capelas momentos de espiritualidade, a fim de favorecer uma contemplação mais profunda desse grande mistério de Jesus que dorme, mas que também desce à mansão dos mortos para resgatar o Seu povo. Entre as devoções que podem nos ajudar, estão a oração do Ofício das Trevas, a meditação da Via Sacra e a oração dos mistérios dolorosos e gloriosos do Santo Terço.
Dia de mortificação, silêncio e penitência
Vale recordar ainda que o Sábado Santo deve ser um dia de mortificação, silêncio e penitência, ou seja, evitando excessos no falar, no comer, no beber, no uso da internet etc. Afinal, ainda estamos no espírito da dor pela morte incruenta de Jesus, por isso, a modéstia é aconselhável. Em muitas Igrejas, capelas e santuários acontecem as confissões sacramentais, haja vista o espírito desse dia ser favorável ao arrependimento e à reconciliação. O Sábado Santo é uma oportunidade excelente para aquela mudança de vida que não foi possível alcançar durante a Quaresma ou mesmo durante uma vida inteira de lutas pela superação do pecado. Tudo isso, se bem vivido, nos preparará para colhermos a incalculável alegria da Ressurreição.
Que a santa expectativa da Ressurreição de Jesus nos traga a esperança de vivermos dias melhores, dias mais santos. Que Deus renove toda a Criação e ressuscite no coração dos fiéis os sonhos, as esperanças e os retos desejos de amá-Lo e servi-Lo. Que esses tempos incertos de pandemia e guerras, iluminados pela experiência de Jesus que rompe as trevas por Sua resplandecente graça, sejam instrumentos de grande aprendizado e conversão. Que Deus nos ilumine e conduza.
Shalom!
Retiro de Semana Santa Shalom 2022
A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.
A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição.
[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]
Meditações para a Semana Santa
Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.
Adquira o livro Meditações para a Semana Santa
Serviço
Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br