Notícias

Saiba mais sobre o objeto de estudo de Reginald Garrigou Lagrange, que será abordado na Escola de Líderes 2021

O sacerdote desenvolveu toda a sua vida intelectual a partir da temática da vida interior. Saiba mais.

comshalom

A Escola de Líderes 2021 começa hoje e terá como tema central “A vida interior e os desafios existenciais”.

Sobre a importância da vida interior, o padre Reginald Garrigou Lagrange, em seu livro As três vias e as três conversões, diz-nos ser “o único necessário”, e mais, afirma que: Ela (a vida interior) deveria desenvolver-se constantemente em nossa alma, muito mais do que aquilo que chamamos de vida intelectual, científica, artística ou literária. Ela é a vida profunda da alma, do homem inteiro e não apenas de uma ou outra de suas faculdades”.

E uma das principais temáticas a respeito da vida interior é a graça. O mesmo autor afirma que a graça santificante é o princípio de toda vida interior e descreve esta vida da graça, que nos foi concedida pelo batismo e nutrida pela Eucaristia, como o germe da vida eterna.

A graça nos foi dada e conservada por meio do amor criador de Deus, tornando-nos amáveis a seus olhos, não apenas como criaturas, mas com a dignidade de filhos, pois a graça é uma participação da natureza divina.  

Garrigou Lagrange, afirma ainda que a ação da graça na alma humana é de natureza tão elevada, que “O menor grau de graça santificante que houver em uma alma, por exemplo, na de uma criança depois de batizada, vale mais que o bem natural de todo o universo”.

Por fim, o sacerdote dominicano ressalta o objetivo da vida interior: Vale dizer que toda nossa vida interior tende para a contemplação sobrenatural dos mistérios da Vida íntima de Deus e da Encarnação redentora, tende sobretudo para uma união cada vez mais íntima com Deus, prelúdio da união sempre atual e inamissível, que será a vida eterna consumada”.

O tema da graça será aprofundado durante a Escola de Líderes 2021, que será realizada nos dois últimos finais de semana deste mês de janeiro, começando hoje.

Inscreva-se agora clicando [AQUI].


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *